Fale Conosco

14 de abril de 2010

Hospital Regional de Cajazeiras recebe moderno equipamento



Para dinamizar ainda mais os procedimentos cirúrgicos do Hospital Regional de Cajazeiras, que vão desde uma simples intervenção até cirurgias mais complexas, o HRC acaba de receber mais um moderno equipamento de esterilização de materiais para a eliminação de bactérias, fungos e vírus. Trata-se de uma autoclave de 500 litros que vai ser utilizada para esterilização de roupas, aventais, instrumentos e todos os equipamentos ou vestimentas utilizadas pelos profissionais do Bloco Cirúrgico.
 
A aquisição é fruto de uma reivindicação da direção geral do HRC ao governo do estado, através da Secretaria de Saúde, e vai possibilitar o aumento do número de procedimentos cirúrgicos realizados pela unidade, já que com a nova autoclave a esterelização de todos os materiais do bloco cirúrgico será feita de forma mais ágil e rápida. O equipamento chegou nesta terça-feira (13) e deve entrar em operação ainda essa semana.

De acordo com o diretor geral do HRC, Antônio Fernandes Filho, foi justamente pela alta demanda de cirurgias realizadas e as limitações estruturantes existentes na unidade para garantir o material necessário para as intervenções, que a solicitação para a aquisição do equipamento foi realizada.

Antes de sua instalação, todo o material do Hospital era esterelizado por duas autoclaves de 200 litros cada uma e outra de apenas 50 litros. Segundo ele, com o novo equipamento, mais moderno e de maior capacidade, o tempo de espera dos procedimentos para esterelização dos materiais deve ser drasticamente reduzido e a população dos 17 minicípios que dependem dos serviços da unidade, especialmente, de cirúgias, sentirá em breve os reflexos dessa evolução.

“Com esse equipamento vamos, inclusive, aumentar o número de procedimentos cirúrgicos realizados pelo Hospital já que o intervalo de um para o outro será com certeza reduzido, tendo em vista que o material necessário para cada intervenção já estará disponível em tempo menor.

A população com certeza deve sentir os benefícios da nova aquisição”, comemora o diretor geral, que com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo um projeto de recuperação da Unidade, com aquisição de novos e modernos equipamentos,  entre muitas outras ações de melhoria.

Assessoria de Imprensa do HRC