João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Regional de Cajazeiras recebe equipamento de alta tecnologia

quinta-feira, 25 de março de 2010 - 09:22 - Fotos: 
O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) recebeu mais um equipamento de alta tecnologia para auxiliar os médicos nos procedimentos cirúrgicos da unidade. Trata-se de um intensificador de imagem, mais conhecido como Arco Cirúrgico, que proporciona, em tempo real, a visualização de áreas do corpo, antes vistas apenas com o encaminhamento do paciente até a sala de raio-X, que demandava desperdício de tempo e risco para o paciente.
 
Previsto para começar a funcionar até o início de abril, quando chegam à unidade os utensílios básicos para seu manuseio, a equipe do HRC já comemora a aquisição, visto que o instrumento será de grande importância nas cirurgias traumatológicas, principalmente as de fraturas de colo de fêmur e bacia, devido ao rápido diagnóstico realizado em função da visualização das áreas fraturadas pelo equipamento, que dispensa o processo de revelação do raio-X.

De acordo com o diretor geral do HRC, médico Antônio Fernandes Filho, responsável pela aquisição do equipamento junto à Secretaria de Saúde do Estado, com o funcionamento do instrumento, o HRC estará pronto para realizar cirurgias mais delicadas.

“Agora, com a instalação do arco cirúrgico será possível realizar cirurgias ortopédicas ainda mais delicadas, pois se trata de um equipamento de diagnóstico dinâmico, sem desperdício de tempo e risco para os pacientes, já que eles não farão o deslocamento da sala de cirurgia até a sala de Raio-X para que o médico tenha uma visualização da área e nem vai mais ter que aguardar pela revelação da imagem, visto que o aparelho as apresenta digitalmente e em tempo real”, destacou, acrescentando ainda que, com o Arco Cirúrgico, os pacientes também não terão mais a necessidade de se deslocar para Campina Grande e João Pessoa para fazer seus tratamentos.

“A grande maioria dos pacientes fraturados têm quer ir a João Pessoa ou Campina Grande para fazer não só a cirurgia, mas também seu tratamento. Após a utilização do aparelho, eles poderão fazer as duas coisas aqui mesmo em Cajazeiras”, disse o diretor, que aguarda apenas a chegada dos coletos plumbíferos – de chumbo – para a operacionalização do equipamento. “Já temos um profissional capacitado para manusear o Arco, e só nos falta os utensílios, que logo chegarão”, disse.

O equipamento

O Arco Cirúrgico, da marca Shimadzu, oferece o que há de moderno e confiável já produzido para emitir imagens internas do corpo humano através de Raio-X. Com o equipamento, que emprega programas de ajuste de condições de imagem para torná-la mais claras e com alta qualidade, o operador pode adquirir, em tempo real, excelentes imagens da estrutura interna de um paciente de forma fácil, rápida e segura, com o conjunto de funções que compõem a poderosa ferramenta digital.

Assessoria de Imprensa do Hospital Regional de Cajazeiras