Fale Conosco

9 de maio de 2014

Hospital Regional de Cajazeiras promove Simpósio de Enfermagem e Serviço Social



O Hospital Regional de Cajazeiras, em parceria com a Faculdade Santa Maria, promoverá, entre os dias 12 e 15 de maio, o “I Simpósio de Enfermagem e Serviço Social do Hospital Regional de Cajazeiras; III Fórum de Enfermagem e V Semana de Serviço Social da Faculdade Santa Maria”. Os eventos servirão para comemorar os dias do enfermeiro e do assistente social, respectivamente, e serão abertos na próxima segunda-feira (12), às 19h30, no auditório da FAFIC, em Cajazeiras.

O simpósio visa promover discussões sobre a produção do cuidado, qualificando, através de minicursos, oficinas e mesas-redondas. É ainda uma forma de ressaltar o nosso compromisso e a valorização dos profissionais de saúde, fundamentais na garantia da assistência de qualidade aos usuários”, disse a diretora geral do Hospital, Maura Sobreira.

De acordo com a programação, o evento será aberto, oficialmente, no dia 12, às 19h30; em seguida terá uma apresentação cultural e conferência de abertura com o tema “Formação profissional e produção do cuidado: desafios contemporâneos”, com Ildone Forte de Morais, coordenador do Curso de Enfermagem da UERN.

No dia 13, será na Faculdade Santa Maria, a partir das 8h, com mesa redonda sobre “Ética e produção do cuidado: desafios para a prática profissional”. O expositor será Inácio Andrade Torres, mestre em Odontologia e professor da UFCG. Em seguida, terá apresentação de trabalhos científicos; minicursos e às 19h, terá mesa redonda sobre “O direito à cidade e a expressão das manifestações urbanas”, com os expositores Xisto Serafim, doutor e mestre em Geografia e docente da UFCG; Laerge Cerqueira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e gerente técnico de Integração e Articulação da Agevisa e Raimundo Nonato, representante do Conselho Estadual das Cidades da Paraíba. No mesmo dia haverá exposição dos Programas Habitacionais de Cajazeiras.

No dia 14, o evento continua na Faculdade Santa Maria, a partir das 8h, começando com a mesa redonda “Clínica Ampliada e novas práticas assistenciais”, com Macerlane de Lira Silva, especialista em políticas e Gestão do Cuidado em Saúde e Sofia Dionizio, professora da UFCG; das 10h às 12h, terá apresentação de trabalhos científicos; das 14h às 18h, minicursos na área de Enfermagem e às 19 h, minicurso e oficinas de Serviço Social; mesa redonda com o tema “O Protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar”, com Maura Sobreira, diretora geral do Hospital e professora da UERN e da FSM; Edineide Nunes da Silva, coordenadora do Curso de Enfermagem da FSM e professora da UFCG e Elvira Uchoa, gerente de internação hospitalar, do Hospital Regional de Cajazeiras e professora da FSM.

O evento será encerrado na quinta-feira (15). Das 8h às 10h, terá mesa redonda sobre “Educação Permanente em Saúde: desafios para mudanças no processo de trabalho em saúde”, tendo como expositores Paulo Ricardo Rodrigues, coordenador pedagógico do Cefor-PB e do Projeto Caminhos do Cuidado na Paraíba, e Edjane Leite, gerente Regional de Saúde. Das 10h às 12h terá apresentação dos trabalhos científicos; das 14h às 18h, minicursos e às 19h, a Conferência de Encerramento de Serviço Social, intitulada “Serviço Social na luta pelo direito à cidade no contexto dos megaeventos”, com o expositor Luan Gomes Santos, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFRN e professor do Curso de Serviço Social da UFCG; às 21 h acontecerá entrega de premiação e o evento será encerrado em seguida.