João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital realiza hoje mais um transplante de córnea

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 - 08:01 - Fotos: 

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho agiliza atendimento de transplantes de córneas e consegue acabar com fila de espera. Foram 53 transplantes realizados em apenas quatro meses. No Brasil, essa meta só foi atingida pelos Estados da Paraíba, do Rio Grande do Sul e a cidade de Sorocaba(no Estado de São Paulo). Hoje, no início da tarde o hospital realiza mais um transplante de córnea.

A diretoria do hospital acredita que a reformulação de critérios de atendimento e o compromisso por parte da equipe médica em ampliar o número de transplantes que estavam sendo realizados por mês foram fatores determinantes para acabar com a lista de espera.

No período de 2005 a 2008, o hospital realizou apenas 21 transplantes. Já em 2009 os serviços foram paralisados no início do ano e retomados em junho. Nos quatro últimos meses, ou seja, junho, julho, agosto e setembro de 2009 o número de transplantes aumentou mais de 100% (foram 53 transplantes) em relação aos dados dos quatro últimos anos. Dos pacientes transplantados este ano, três são de Estados vizinhos(Ceará e Pernambuco).  

Todas as cirurgias realizadas no hospital são agendadas com os pacientes. Para esse mês já existem cinco cirurgias programadas, uma delas será realizada hoje à tarde. Para receber uma córnea o paciente precisa passar por uma triagem e realizar os exames pré-operatórios. A cirurgia dura, em média, uma hora. Após a cirurgia o paciente recebe orientações dos médicos e já pode ir para casa.   

O que é preciso para ser um doador – Para se tornar um doador é preciso conversar com sua família e deixar claro que deseja ser um doador. Não é preciso deixar nada por escrito. Por ser um tecido e não um órgão, a córnea pode ser captada até seis horas após a parada cardiorespiratória. Um doador em potencial deve ter entre três e 65 anos de idade. A restrição é por conta da qualidade do tecido.

O transplante de córnea é uma cirurgia paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para mais informações os interessados devem procurar o setor de Transplante de Córneas que funciona no Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, na Rua Eugênio Lucena Neiva, S/N, bairro Treze de Maio. Ou, através dos telefones: 3218-7978/ 7977.

Assessoria de Imprensa do Hospital Edson Ramalho