João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Padre Zé ganha ambulância de suporte avançado e 12 novos leitos

terça-feira, 3 de junho de 2014 - 17:03 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

O Governo do Estado entregou uma ambulância UTI, de suporte avançado, ao Hospital Padre Zé e inaugurou no local 12 leitos para infectados. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (3). Além dessas intervenções, mais 40 leitos estão sendo construídos e deverão estar prontos já no segundo semestre. A cozinha e o refeitório da unidade hospitalar é outro setor que está passando por expansão. Com essas ações, a instituição deverá fechar o ano com o dobro de sua capacidade de atendimento.

Presente à solenidade, o governador Ricardo Coutinho detalhou as intervenções que estão sendo feitas no Hospital Padre: “São mais de R$ 3 milhões na construção de 52 leitos, sendo que hoje foram inaugurados 12 leitos para infectados. Tem 40 leitos sendo construídos e daqui para setembro serão concluídos. Também estão sendo expandidos a cozinha e o refeitório desta instituição”.

Na ocasião, Ricardo Coutinho também fez um balanço dos investimentos realizados em prol do Instituto São José, que é a unidade mantenedora do Hospital Padre Zé e que possui outras frentes de assistência à saúde da população. “O Governo do Estado já tinha investido mais de R$ 1,2 milhão na Casa de Assistência e Apoio às pessoas vivendo com HIV. Ou seja, o investimento é muito forte pela importância do Hospital Padre Zé, que depende exatamente da ajuda do poder público e da caridade das pessoas. O hospital tem uma capacidade enorme de devolver à sociedade todo esse benefício que está sendo feito”, ressaltou.

Durante o discurso, o presidente do Instituto São José, Padre Egídio Carvalho, lembrou a importância da ajuda estadual por meio do Fundo de Combate e Erradicação de Pobreza (Funcep) para manutenção da obra filantrópica. Ele também destacou o aumento da capacidade de atendimento do hospital com as intervenções. “Esta é apenas uma das inaugurações que faremos até setembro. Temos em construção mais cinco enfermarias com oito leitos, totalizando 40 novos leitos hospitalares, e um Centro de Fisioterapia, que recebe o nome de Dom Marcelo Carvalheira. Isso além da ampliação do refeitório, cozinha e lavanderia deste hospital. E assim estaremos dobrando a nossa capacidade de atendimento, totalizando 120 novos leitos”, afirmou.

Além da construção dos novos leitos, a diretora administrativa do Hospital Padre Zé, Geniele Tenório Cavalcante, ressaltou a utilidade da ambulância entregue nesta terça-feira. “Por ser uma ambulância UTI, de suporte avançado, o veículo dá mais segurança no transporte de pacientes. Ela tem todos os suportes necessários para manter os sinais vitais”, frisou.

A solenidade de entrega das ambulâncias e inauguração dos leitos contou com a presença de várias autoridades, entre as quais o Desembargador Júlio Aurélio Coutinho, que é sobrinho do Padre Zé Coutinho, falecido há 40 anos. Também esteve no evento o secretário e a secretária executiva do Estado de Saúde, Waldson Souza e Cláudia Veras, respectivamente.