João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Geral de Taperoá realiza mutirão de cirurgias de catarata e beneficia 88 pacientes

sexta-feira, 20 de março de 2015 - 09:47 - Fotos:  Secom-PB

O Hospital Geral de Taperoá (HGT) realizou, esta semana, mais um mutirão de cirurgias de catarata. As intervenções começaram na segunda-feira (16) e terminaram nessa quarta-feira (18). No total, 88 pacientes de seis municípios paraibanos foram beneficiados com a iniciativa. Segundo o diretor geral do Hospital, Alex Cabral, os 88 pacientes contemplados com o procedimento passaram previamente por uma rigorosa triagem no hospital, que integra a rede estadual de saúde, incluindo exames de sangue, do globo ocular, coagulograma e glicemia. Todos os procedimentos foram feitos pelo médico oftalmologista Fabiano Brandão, que já participou das etapas anteriores do mutirão.

Nesta etapa, foram beneficiados pacientes das cidades de Assunção, Junco do Seridó, Juazeirinho, São José dos Cordeiros, Santo André e Taperoá. As cirurgias aconteceram na segunda-feira à tarde, na terça-feira, nos turnos da manhã e tarde, e na quarta-feira também nos dois horários. O mutirão de cirurgia de catarata é uma parceria do Hospital de Taperoá com a Secretaria de Saúde do Estado.

Para o superintendente do Instituto Gerir, Organização Social que administra o HGT, Edsamuel Araújo, o mutirão está sendo muito positivo. “O hospital ganhou credenciais porque realizamos o primeiro e segundo mutirão com muito sucesso, em outubro e dezembro do ano passado, tanto que estamos dando continuidade a esse trabalho, atendendo desta vez mais 88 pacientes, devolvendo-lhes a oportunidade de voltar a enxergar”, disse Edsamuel, lembrando o aspecto social da ação. “É extremamente importante voltar a enxergar. Com a cirurgia de catarata, o cidadão resgata a sua qualidade de vida e volta a realizar seus afazeres comuns de dia a dia. E isso está sendo feito sem a necessidade de grandes deslocamentos”, disse ele, observando que antes do HGT, a cirurgia só era feita em Campina Grande ou em João Pessoa.