João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Geral de Mamanguape realiza evento sobre Novembro Azul

quarta-feira, 26 de novembro de 2014 - 17:48 - Fotos: 

Construído pelo Governo do Estado da Paraíba, o Hospital Geral de Mamanguape realizou nesta terça-feira (25) evento comemorativo ao Novembro Azul, mês de conscientização contra o câncer de próstata. O encontro reuniu principalmente homens da região, que ouviram palestras sobre os temas “Os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata” e “Os cuidados com a prevenção do câncer de próstata”.

Especialista em clínica médica e diretor-técnico do HGM, doutor Bernardo Oliveira tratou sobre os cuidados e a prevenção da doença. Segundo ele, o preconceito ainda é o maior vilão na incidência do câncer de próstata. “Infelizmente, a existência de um preconceito velado por parte dos homens com relação ao exame do toque retal para detecção precoce da doença surge basicamente da desinformação. Esse preconceito mata mais do que a doença. O exame de toque não dói, como se acredita, há apenas um pequeno desconforto, mas o importante é prevenção e a saúde”, explicou.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele, de acordo com o Ministério da Saúde. Ele é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e mais agressivo nos homens. As formas mais seguras de detecção do câncer de próstata é o exame do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal, temido pelos homens desinformados.

A outra palestra foi ministrada pelas nutricionistas Joana Rosa e Clarisse Marques. Elas apresentaram alimentos já comprovados cientificamente que apresentam boa influência na prevenção do câncer de próstata e que também podem auxiliar no tratamento da doença. Dois exemplos simples são o tomate e a cenoura. Mais de 100 pessoas, entre profissionais da área de saúde, funcionários do setor administrativo da unidade e pessoas de vários segmentos da sociedade, participaram do evento.

O diretor-geral do HGM, Adalberto Ribeiro, afirmou que o papel do hospital é também divulgar informação sobre doenças que aterrorizam a população. “Por muitas vezes a falta de informação gera o preconceito, que leva ao descuido. Nosso papel como agentes de saúde é quebrar esse ciclo. E o Hospital Geral de Mamanguape começa a fazê-lo na medida em que reúne os moradores de sua região para essas palestras”, disse Ribeiro, lembrando que o hospital realizou também este ano o Outubro Rosa – mês de conscientização contra o câncer de mama.