João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Geral de Mamanguape realiza 20 cirurgias de cataratas durante mutirão

sexta-feira, 5 de junho de 2015 - 10:54 - Fotos: 

O Hospital Geral de Mamanguape (HGM) realizou, nessa terça-feira (2), o segundo dia do mutirão de cirurgias de catarata, com o atendimento de 14 pacientes. Ao todo, 125 passaram por triagem e estão aptos ao procedimento, que ocorrerá toda semana até que a lista seja finalizada.

O mutirão visa atender moradores dos municípios do Vale do Mamanguape e tem como objetivo realizar o procedimento em todos os pacientes já mapeados pelo oftalmologista e que necessitem da intervenção cirúrgica. “Até agora, 20 pacientes já realizaram o procedimento. Vamos continuar o processo até que toda lista seja zerada”, garantiu Isis Unfer, diretora do HGM.

O mutirão de catarata teve início no dia 27 de maio, com a realização de seis cirurgias. O HGM abrirá novo processo de avaliação após o término das operações previstas. 

A catarata - é uma doença dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino – lente natural do globo ocular que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. A disfunção provoca a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença).

A catarata pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes e até uso de medicamentos sem indicação médica. O principal sintoma da catarata é o embaçamento visual progressivo, que pode levar a cegueira. O tratamento consiste em cirurgia, que é realizada há séculos e apresenta grau elevado de cura da doença.

Hospital Geral de Mamanguape – O HGM foi construído pelo Governo do Estado e inaugurado em 2 de julho de 2014. A unidade hospitalar foi pensada para ser referência de atendimento aos municípios que compõem o Vale do Mamanguape: Baía da Traição, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.