João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Geral de Mamanguape participa da expansão do SPA Gestacional em Guarabira

quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 09:36 - Fotos: 

Após o sucesso da implantação do SPA Gestacional, o Hospital Geral de Mamanguape (HGM) foi convidado pelo Hospital Regional de Guarabira (HRG) para levar conhecimento sobre o projeto, atendendo ao pedido da Secretaria Estadual da Saúde (SES) de expansão do programa. Implantado no dia 1° de março de 2015, o SPA Gestacional tem como objetivo promover e estimular o parto normal, além de diminuir o número de parto cesariano através de exercícios com bolas, bastões e também respiratórios com relaxamento para estimular a dilatação do colo uterino e facilitar o trabalho de parto, promovendo uma assistência humanizada e de qualidade às gestantes.

A palestra foi ministrada pela supervisora multidisciplinar do HGM, a fisioterapeuta Ohana Lima, e contou com a presença de cerca de 20 funcionários dos setores de maternidade e fisioterapia do HRG, entre eles enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e técnicos de enfermagem.

“É um orgulho ver que o trabalho desenvolvido no HGM está sendo ampliado a outros hospitais da região. Tenho certeza que a população de todo Brejo será a grande beneficiada com esse novo serviço aqui no hospital em Guarabira. Um presente para as mães”, afirmou Isis Unfer, diretora-geral do HGM.

O diretor-geral do HRG, Cleonaldo Freire, ressaltou a importância da ação e parceria com o HGM. “A gravidez é um momento mágico na vida de uma mulher, é uma fase de transformações intensas. A ideia de implantarmos o SPA Gestacional surgiu com o objetivo de proporcionar às nossas gestantes uma assistência diferenciada, a qual contribuirá para manter o equilíbrio dessa fase e facilitar a dinâmica terapêutica do trabalho de parto normal com as devidas orientações de uma equipe multidisciplinar. Contamos com o apoio do HGM, que aceitou o nosso convite para compartilhar com nossa equipe um pouco da experiência vivenciada. Com a abertura desse novo espaço, nossas gestantes terão a oportunidade de vivenciar o processo de trabalho de parto de forma mais dinamizada, tornando esse momento bem mais confortável”.

Desde que começou a funcionar, o SPA Gestacional já atendeu a cerca de 200 gestantes de vários municípios paraibanos e ajudou a aumentar os índices de partos normais no HGM. A primeira gestante a utilizar o serviço chegou ao HGM com três centímetros de dilatação e com contrações. Depois de realizadas as manobras durante 30 minutos de estimulação para a abertura do colo uterino, o número de contrações ficou mais intenso e a paciente foi levada à sala de parto com nove centímetros de dilatação, dando a luz ao seu bebê com parto normal.

Além do SPA Gestacional, a maternidade do HGM também conta com a Shantala, massagem milenar indiana. O objetivo principal da Shantala é promover uma melhor comunicação e interação entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo afetivo que já existe entre eles. Esta técnica traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê, podendo acalmar, evitar cólicas, gases, doenças, insônia, ajuda no nascimento dos dentes, melhora a digestão, além de aumentar o poder sensorial e a ligação afetiva.

Objetivos específicos do SPA Gestacional:

• Aliviar as dores e desconfortos musculoesqueléticos durante a gestação;

• Preparar fisicamente a gestante para se adaptar às alterações biomecânicas e fisiológicas da gestação;

• Orientar exercícios respiratórios e de relaxamento para alívio da dor durante o parto;

• Prevenir disfunções no assoalho pélvico decorrentes da gestação e parto;

• Preparar as mamas para o aleitamento materno;

• Aliviar constipação intestinal;

• Fortalecer os membros superiores para suportar o peso do bebê;

• Realizar exercícios pélvicos para facilitar o parto natural;

• Orientar posicionamentos e posturas adequadas nas atividades diárias prevenindo sobrecargas indevidas na coluna e na pelve;

• Estimular a circulação linfática e sanguínea prevenindo a instalação de edemas.