João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Geral de Mamanguape realiza campanha de doação de sangue

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 - 11:34 - Fotos:  João Francisco/ Secom-PB

O Hospital Geral de Mamanguape, construído pelo Governo do Estado, realiza nesta quarta-feira (17) a campanha de doação de sangue para reforçar o estoque nas festividades de fim de ano. Uma sala do hospital será reservada para a coleta, que ocorrerá das 8h às 17h. A expectativa é de que pelo menos 30 bolsas de sangue sejam coletadas no decorrer do dia.

O Hemocentro vai enviar à Mamanguape uma equipe com sete profissionais. De acordo com a coordenadora de Campanhas de Doação do Hemocentro, Divane Cabral, a campanha na cidade é parte de um cronograma de visitas aos municípios paraibanos. “Vamos a várias cidades com o intuito de deixar o estoque de sangue sempre abastecido. Em média, conseguimos 20 bolsas em cada campanha externa. Nossa expectativa para Mamanguape é recolher pelo menos 30 bolsas. Este é um bom número”, afirmou.

A organização do evento no HGM está a cargo da psicóloga Nabila de Lima. Segundo ela, o doador receberá atendimento ao término da coleta. “Teremos um espaço bem confortável para a realização da coleta. O gesto de doar sangue é importante para o salvamento de vidas. Tenho certeza que superaremos as expectativas”, destacou Nabila.

Homens e mulheres com idade entre 18 completos e 65 anos, com peso acima de 50 kg e com boa saúde podem doar sangue. Os doadores precisam apresentar documento de identificação com fotografia, não ter tido hepatite, malária ou doença de Chagas e nem ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorréia, Aids, e outras.

Para o diretor-geral do HGM, Adalberto Ribeiro, abrir as portas para uma campanha de doação de sangue mostra o serviço social que o hospital presta à população. “Um hospital deve trabalhar sempre para manter a vida. O sangue é um dos maiores símbolos de vida que podemos ter. Esta será a primeira de várias campanhas de doação que organizaremos em Mamanguape”, afirmou Ribeiro.

O Hemocentro da Paraíba lembra aos doadores para não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação. Além disso, o doador não pode fazer uso de medicação ou estar em tratamento médico. Para mulheres, é importante não estar grávida ou amamentando.