João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Geral de Mamanguape e Hemocentro promovem ação para reforçar estoque de sangue da Paraíba  

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 - 20:35 - Fotos:  Divulgação

A campanha de doação de sangue promovida nesta quarta-feira (17), pelo Hospital Geral de Mamanguape (HGM) em parceria com o Hemocentro da Paraíba, conseguiu coletar 28 bolsas de sangue. O número, considerado satisfatório, reforçará o estoque de sangue estadual e ajudará a salvar vidas neste período de festas e férias.

Durante o período de coleta, 51 pessoas compareceram ao hospital para doar sangue. No total, foram 32 homens e 19 mulheres. No entanto, depois da triagem, apenas 28 foram consideradas aptas. Para a psicóloga Nabila de Lima, coordenadora da ação no HGM, o balanço é positivo. “É bom ver a população engajada nesta causa nobre. Estamos felizes com o resultado. Tenho certeza que na próxima campanha este número será ainda maior”, afirmou.

Universitário e morador de Mamanguape, Sérgio Filho atendeu ao chamado e informou ser doador há mais de oito anos. “O gesto de ajudar a salvar vidas e de contribuir com a campanha do HGM e Hemocentro tem uma grandeza. Eu tenho orgulho de ser doador e espero que outras pessoas possam fazer o mesmo”, disse.

A campanha no HGM é parte da programação do Hemocentro da Paraíba para coleta externa, no mês dezembro. Segundo a médica Cidilene Maria Maia, outros municípios também já foram visitados nas duas primeiras semanas do mês. “O Hemocentro faz essas campanhas externas periodicamente para reforçar o banco de sangue. Na maioria das vezes conseguimos bons resultados e aqui em Mamanguape não foi diferente”, comemorou Cidilene.

Para o diretor-geral do HGM, Adalberto Ribeiro, a campanha mostra o grau de comprometimento do hospital com as causas da saúde. “Trazer o Hemocentro para dentro de nossas instalações e ajudar o banco de sangue do Estado é um dever que devemos cumprir sempre. Vamos continuar com campanhas similares a essa”, concluiu Ribeiro.