João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Geral de Mamanguape adota Sistema eletrônico de Classificação de Riscos

domingo, 12 de julho de 2015 - 12:29 - Fotos: 

Para melhorar o acesso de pacientes  aos serviços de emergência, o Hospital Geral de Mamanguape (HGM), da rede estadual de saúde, inaugurou na sexta-feira (10), o sistema eletrônico de classificação de risco. O sistema tem como objetivo avaliar a situação de gravidade do paciente e, a partir dessas informações, definir a prioridade do atendimento

Para a diretora-geral do HGM, Isis Unfer,  o sistema de classificação de risco vai acelerar o atendimento dos pacientes . “Com a implantação do acolhimento eletrônico  com classificação de riscos, pretendemos garantir o atendimento prioritário dos casos mais graves; assim, os pacientes deixam de ser atendidos pela ordem de chegada e passam a ser tratados de acordo com a gravidade do caso”, disse.

O paciente será identificado com uma etiqueta da cor referente à prioridade de seu atendimento.  Todo atendimento estará sendo registrado no prontuário eletrônico, uma importante ferramenta de apoio à decisão médica, que possibilita maior segurança e confidencialidade das informações, além de garantir o melhor gerenciamento dos recursos e melhoria dos processos.

Isis acredita que o prontuário eletrônico será mais uma ferramenta para que o hospital possa avaliar o  atendimento. “Com o uso da Prescrição Eletrônica será possível realizar o registro eletrônico do tempo de espera de cada paciente. Isso permitirá um ganho de tempo, segurança e visualização histórica dos dados do paciente em tempo real, tornando as decisões mais seguras e eficientes” afirmou.

Entenda como funciona as cores no sistema eletrônico de classificação de risco

Vermelho – Emergência – Será atendido com prioridade em sala de emergência.

Amarelo – Urgente – Será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como verde.

Verde – Pouco Urgente – Será atendido depois que todos os pacientes classificados como vermelho e amarelo.

Azul – Não Urgente – será atendido depois que todos os pacientes classificados como vermelho, amarelo e verde.