João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Geral de Itapororoca realiza mais de 90 mil atendimentos

terça-feira, 15 de outubro de 2013 - 17:47 - Fotos: 

Prestes a completar três anos de inauguração, o Hospital Geral de Itapororoca vem melhorando a vida da população da região. Inaugurado em 20 de outubro de 2010, somente a partir de 25 de outubro de 2011, com a entrega do centro cirúrgico, passou a realizar cirurgias, inclusive partos cesáreos e normal que tanto eram solicitados pela população. Até agora, foram mais de 99 mil atendimentos, sendo 5.139 em 2010 (de outubro a dezembro de 2010), 31.037 em 2011, 34.149 no ano de 2012 e 28.854 este ano (até agosto). A média é de 4000 atendimentos por mês, entre consultas, nebulizações, curativos, retiradas de pontos e outros procedimentos.

No dia de inauguração do centro cirúrgico, Luana da Silva, 24 anos, deu a luz, através de uma cesariana, ao pequeno Luiz Felipe, hoje com 1 ano e 11 meses. Ela falou sobre a importância em ter o serviço na própria cidade e relembrou com carinho a atenção que recebeu da equipe do hospital naquele momento. “Aqui eu recebi todo o cuidado e apoio necessário, foi maravilhoso. Tive todo um acompanhamento por parte dos profissionais do hospital. Desejo que cada cidadão aproveite bem os serviços daqui, pois ter o filho na própria cidade é um privilégio que nós conseguimos. Só posso parabenizar toda a equipe do hospital pelo cuidado e presteza nos serviços, estão todos de parabéns”, comemorou a mãe.

No ano de 2010 o hospital e maternidade realizou cinco partos normais. A partir de 2011, com a inauguração do centro cirúrgico pelo Governo do Estado, o hospital realizou 55 procedimentos cirúrgicos, sendo dez cesáreas, 19 partos normais e 26 cirurgias gerais. Em 2012, foram 325 procedimentos, sendo 108 cesáreas, 196 cirurgias gerais e 21 partos normais. Já em 2013, até o momento o número é de 226 procedimentos, sendo estes 74 cesáreas, 26 partos normais e 126 cirurgias gerais.

Dotado de uma completa infraestrutura, o hospital dispõe em seu corpo clínico de médicos, enfermeiras, cirurgiões, obstetras, pediatras, fisioterapeutas, assistentes sociais, proctologistas, urologista, nutricionistas e psicólogos. O Hospital Geral de Itapororoca é referência para todo o Vale do Mamanguape, atendendo pacientes de Curral de Cima, Cuité de Mamanguape, Rio Tinto, Capim, Baia da Traição, Araçagi e Mamanguape.

O hospital, que atende média complexidade, conta com 18 leitos entre eles, leitos de observação, enfermarias, isolamento, além de leitos maternos e infantis. Além disso, conta com sala de esterilização, sala de observação, berçário, refeitório, gerador próprio, dois leitos de obstetrícia e bloco cirúrgico com oxímetro, carro de anestesia, cama cirúrgica e foco de última geração, além de ter todos os setores informatizados.

Além de partos, o hospital realiza cirurgias eletivas e de urgência, a exemplo da hérnia, perionoplastia, cisto de ovários, histerectomia, laparotomia exploradora, apendicectomia, entre outros. Além disso, são realizadas consultas pediátricas, ginecológicas, proctológicas, cirurgias gerais e pré- operatórias.

De acordo com Kennedy França de Araújo, funcionário do hospital, o objetivo do hospital é sempre melhorar para dar um atendimento digno à população. “Aqui é realizado um trabalho excepcional, atendimento de qualidade e especializado. Antigamente os pacientes precisavam ir para João Pessoa e Guarabira em busca de cirurgias, mas com o funcionamento deste hospital isso não é mais necessário. A unidade hoje tem toda uma estrutura física e de pessoal para proporcionar o atendimento necessário, com equipamentos de qualidade, além disso, está sempre buscando melhorias”, disse o maqueiro.

Segundo o diretor do hospital, Severino Rodrigues de Figueiredo, nesses três anos de existência, a unidade de saúde já participou de várias campanhas, como Outubro Rosa, além de campanhas de prevenção de DSTs e câncer de pênis. Os médicos do hospital recebem treinamento no Serviço de Urgência com instrutores do Conselho Regional de Medicina. “Estamos em uma constante busca de melhorias para a população. A nossa meta é cuidar bem da saúde do paciente e, para isto, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais os nossos serviços”, disse Severino.

O Hospital Geral de Itapororoca fica localizado na Rua Projetada, S/N, bairro Roseiros, em Itapororoca. O telefone é (83) 3294-1265.