João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Edson Ramalho realiza atividades no Dia Mundial da Voz

domingo, 15 de abril de 2012 - 15:15 - Fotos:  Ilustração/Secom-PB

O Hospital General Edson Ramalho, que integra a rede hospitalar do Estado, elaborou uma programação de caráter educativo e preventivo para ser desenvolvida nesta segunda-feira (16), quando será lembrado o Dia Mundial da Voz. Das 9h às 16 horas, será realizada uma planfetagem com informações sobre os cuidados com a voz, alertando principalmente para os riscos do consumo de álcool e do fumo, que contribuem para o aparecimento do câncer de laringe.

De acordo com o médico Islan Nascimento, o câncer de laringe é considerado grave, mas tem 90% de chance de cura, quando diagnosticado precocemente. “Vamos orientar sobre os principais cuidados com a saúde vocal e alertar a população para o diagnóstico precoce do câncer de laringe”, disse. Para detectar a doença, o hospital realiza a videolaringoscopia. Pessoas que apresentam algum sintoma da doença, como rouquidão persistente, perda da voz, pigarro, dor ou ardência na garganta e dificuldade para engolir e para respirar, são submetidas ao procedimento.

Estatísticas – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o segundo país no mundo em número de casos de câncer de laringe. São mais de 15 mil por ano, sendo mais de oito mil fatais, apesar das chances de cura superarem os 90%, quando detectado precocemente.

Para este ano, no Brasil, são esperados 6,1 mil casos novos de câncer de laringe, com um risco estimado de seis casos a cada 100 mil homens. De acordo com a OMS, no mundo, o câncer de laringe é o segundo do aparelho respiratório, sendo o mais comum entre os diversos tipos de câncer de cabeça e do pescoço, representando 2% do total das neoplasias malignas.

O tabaco é o principal fator de risco para o câncer de laringe. Outros fatores são: histórico familiar, má alimentação, inflamação crônica da laringe causada pelo refluxo gastresofágico e papiloma vírus (HPV).