Fale Conosco

21 de maio de 2009

Hospital Edson Ramalho promove palestra sobre Fonoaudiologia



O Hospital General Edson Ramalho, administrado pela Polícia Militar, promove a partir das 14h desta sexta-feira (22), palestra sobre o tema ‘A prática da Fonoaudiologia no âmbito hospitalar’, a ser proferida pelos fonoaudiólogos Bruno Ribeiro de Oliveira, Priscilla Oliveira e Maria Hellena Henriques, no auditório da instituição.

A diretora do órgão, coronel Christiane Wild, abre o evento que é destinado a militares da instituição hospitalar, uma referência em saúde no Estado. O Serviço de Fonoaudiologia interno atende aos setores de UTI semi-intensiva e clínicas, no tratamento de pacientes acometidos por AVE, TCE, neoplasias, doenças neuromusculares, quadros demenciais, dificuldades na linguagem e articulação, fissurados lábio-palatinos, traqueostomizados e aqueles com uso de sondas nasoenterais.

Segundo o fonoaudiólogo Bruno Ribeiro, a palestra tem como objetivo mostrar como é feita a prevenção, avaliação, habilitação, reabilitação e aperfeiçoamento dos padrões de fala, voz, linguagem, audição e equilíbrio, saúde coletiva e motricidade orofacial.

A atuação do fonoaudiólogo na motricidade orofacial corresponde à habilitação, reabilitação ou aperfeiçoamento das habilidades orofaciais, como respirar, mastigar, engolir (deglutir), sugar e realizar expressões faciais, associados ao trabalho com os órgãos fonoarticulatórios.