João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Edson Ramalho promove evento para reduzir o estresse no trabalho

quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - 13:57 - Fotos: 
Mais de 250 policiais militares realizaram exames e receberam orientações na 1ª Semana de Atenção à Saúde do Policial Militar que começou na terça-feira (13) e será encerrada nesta sexta-feira (16), no 5º Batalhão, no bairro de Mangabeira. O evento, organizado pelo Hospital da Policia Militar General Edson Ramalho, em parceria com a Diretoria de Saúde, pretende ajudar o policial a reduzir o estresse no trabalho e garantir qualidade de vida através da prática de exercícios físicos e boa alimentação para promoção da saúde.

Durante quatro dias, uma equipe multidisciplinar do Hospital Edson Ramalho está realizando atividades e palestras para promover saúde e qualidade de vida ao policial. Na Feira da Saúde serão realizados exames de glicemia, aferição da pressão arterial, avaliação nutricional, redução do estresse no trabalho e atividades físicas. Uma equipe de médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem estarão desenvolvendo essas atividades.

O cabo Severino da Silva, 46 anos, ficou sabendo nos exames de avaliação nutricional que está acima do peso e recebeu orientações da nutricionista para fazer uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos para reduzir sua massa corpórea. “Nosso trabalho é muito estressante e muitas vezes não conseguimos fazer uma alimentação nas horas certas, nem dormir direito. Descobri nestes exames que estou obeso e preciso perder peso para manter minha saúde”, informou Severino que trabalha há 22 anos na Policia Militar.

Uso adequado da voz – Os policiais também foram submetidos aos exames para saber se utilizam adequadamente sua voz durante o trabalho. A fonoaudióloga Gislley Carlota disse que podem ocorrer danos sérios nas cordas vocais quando utilizamos a voz de forma incorreta. “Estamos orientando os policiais para o uso adequado da voz. Em seu dia-a-dia eles utilizam muito a voz de comando, aumentando o tom e, dessa forma, eles acabam desgastando suas cordas vocais. O ideal é usar a altura normal da sua voz”, explicou Carlota.

A 1ª Semana de Atenção à Saúde do Policial Militar é uma atividade itinerante e percorreu nos últimos três dias o Comando Geral da Polícia Militar, o Centro de Educação da Polícia Militar e o 1º Batalhão. Nestes locais foram realizados exames e distribuídos materiais informativos orientando, os visitantes, na prevenção e tratamento de doenças, como tuberculose, hanseníase, gripe H1N1, DST/AIDS, diabetes, realização do pré-natal, pressão alta, combate ao tabagismo e a importância da doação de sangue e de órgãos para salvar uma vida. Também estão sendo distribuídos preservativos.

O evento foi criado com a finalidade de proporcionar aos policiais militares alguns dias com uma rotina diferente que vise esclarecer questões sobre saúde, educação e bem-estar, através de ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida. A programação que vem acontecendo durante toda a semana está levando esclarecimentos sobre problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta, estresse no trabalho, uso adequado da voz e atividades físicas.

Gledjane Maciel, da Assessoria de Imprensa do Edson Ramalho