João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Edson Ramalho inaugura “Casa das Mães Amor e Vida”

quinta-feira, 31 de maio de 2012 - 07:52 - Fotos:  Cláudio César/Secom-PB

O Hospital General Edson Ramalho, que integra a rede hospitalar do Estado, está implantando mais uma ação voltada para a humanização na Saúde e que faz parte do Projeto Rede Cegonha. Nesta sexta-feira (1), às 10h, vai ser inaugurada a “Casa de Mães Amor e Vida”.  O serviço é uma extensão da UTI neonatal.

A gerente do setor de Humanização do Edson Ramalho, Maria de Lourdes Fernandes de Lima, explicou que o serviço terá 14 leitos, sendo 12 na casa e dois na maternidade para atender pacientes de alto risco.  “Essa casa é mais uma das metas do projeto Rede Cegonha e visa prestar uma atenção humanizada para as mães e para o recém-nascido com atendimento de qualidade. Com isso, pretendemos reduzir a mortalidade materno-infantil por meios de práticas seguras no parto e nascimento”, explica a gerente.

A Casa das Mães Amor e Vida vai facilitar e ampliar o acesso das pacientes à maternidade que hoje dispõe de  10 leitos de UTI  e 4 de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).  “Com essa casa, também vamos ampliar a oferta de leitos no hospital, já que as pacientes que farão uso dela podem contar com outras unidades”, destaca Maria de Lourdes.

Ela explicou ainda que dentro da política de humanização e da Rede Cegonha o hospital já implantou outros serviços a exemplo da “visita aberta” onde o familiar da paciente pode visitá-la a qualquer hora. As próximas ações serão o atendimento com classificação de risco e o parto unificado que será feito em parceria com a Unidade de Saúde da Família.

“Com esse serviço, a mãe fará o pré-natal na unidade de saúde e terá a garantia que o parto será realizado na Maternidade Edson Ramalho e, antes mesmo de ganhar o bebê, ela fará uma visita à unidade de saúde para conhecer o local onde vai dar a luz ao seu filho”, arremata.