Fale Conosco

14 de novembro de 2014

Hospital Edson Ramalho implanta novo sistema de gerenciamento de medicamentos



O Hospital General Edson Ramalho, em João Pessoa, que integra a rede de saúde do Estado da Paraíba implantará o sistema Hórus, uma ferramenta digital capaz de gerenciar compra, estoque e distribuição de medicamentos.

O Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica teve o software desenvolvido por meio de cooperação técnica entre Secretaria Municipal de Saúde de Recife e Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.

O Hórus vai integrar informações entre as farmácias, unidades de saúde e almoxarifado do Edson Ramalho, explica a coronel Socorro, diretora executiva do hospital. O sistema objetiva a qualificação da gestão da assistência farmacêutica e melhora o atendimento, permitindo acompanhamento da utilização dos medicamentos pelos usuários dos serviços de saúde.

A ferramenta também permite controle mais eficiente dos recursos financeiros investidos na aquisição de medicamentos, explica a tenente-coronel Valtania, que coordena a implantação do sistema. O melhor controle de estoque também reduzirá perdas e evitará interrupções no fornecimento aos diversos setores do hospital.

O Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica também permite a geração de dados para o desenvolvimento de indicadores de assistência farmacêutica para auxiliar no planejamento, avaliação e monitoramento das ações nessa área. Dentre as vantagens do Sistema Hórus, segundo Valtania, estão o fato do software ser gratuito e em plataforma web, o que possibilita maior confiabilidade nos processos de requisição ao almoxarifado e integração ao banco de dados do cartão SUS.

Para Adelaide Patrício Costa Pinto, gerente farmacêutica do hospital, o Sistema Hórus vai possibilitar o melhor planejamento das aquisições de insumos farmacêuticos e dispensação acompanhada aos pacientes, facilitando o processo de trabalho que até então era feito manualmente.

Para operacionalizar a implantação do novo sistema, foi realizado curso de capacitação, entre dias 10 e 13 deste mês, destinado aos 12 profissionais que trabalham no serviço farmacêutico e de informática do hospital. O curso com carga horária de 12 horas foi ministrado por Jessé da Nóbrega Batista Azevedo, farmacêutico treinado pelo Ministério da Saúde.