João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Traumatologia e Ortopedia realiza atividade em alusão a Campanha Outubro Rosa

quarta-feira, 25 de outubro de 2017 - 17:17 - Fotos: 

As buscas pela conscientização e informação nortearam a campanha de prevenção contra o Câncer de Mama, promovida pelo Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), na manhã desta  quarta-feira (25), no espaço vivência da instituição. Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre a importância do autoexame e das consultas periódicas para funcionárias, pacientes e acompanhantes. A ação fez parte dos trabalhos de humanização desenvolvidos na unidade hospitalar.

A palestrante Maria Gorete de Carvalho aproveitou a oportunidade para contar como o diagnóstico precoce influencia no tratamento e na cura da doença. “O câncer é uma doença silenciosa, por isso temos que nos cuidar com os exames preventivos. Com 47 anos, descobri em um exame periódico que tinha câncer de mama. Lembro-me que fiquei muito abalada, mas fui à luta. Perdi uma das minhas mamas, mas venci o câncer e estou viva. Falo e repito para todas as mulheres que tenho a oportunidade de conversar, minha vida só foi salva por causa do diagnostico precoce”, enfatizou.

A acompanhante Josilene Maria da Cruz, que acompanha o marido, vítima de acidente de moto, falou sobre a iniciativa. “Parabenizo a unidade de saúde pela iniciativa. A palestra foi muito boa. Vejo agora como é importante ir ao médico e fazer os exames preventivos, além disso, aprendi a realizar o autoexame corretamente”, ponderou.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais para o descobrimento da doença em sua faze inicial.