João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Traumatologia e Ortopedia inicia atendimento em João Pessoa

terça-feira, 1 de outubro de 2013 - 12:15 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), em João Pessoa, começou a receber os pacientes do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Cerca de 20 pacientes estão nas novas instalações, inauguradas no último dia de 26 de setembro pelo governador Ricardo Coutinho. A unidade é a primeira do Estado com perfil exclusivo de suporte e retaguarda a outro hospital de maior complexidade.

De acordo com o diretor técnico do Hospital de Trauma, Edvan Benevides, o HTop tem o objetivo de melhorar o fluxo de entrada de pacientes na emergência, UTI e enfermarias do Hospital de Trauma, uma vez que servirá como retaguarda para os casos registrados na unidade de saúde. “A proposta é oferecer atendimento exclusivo aos pacientes que dão entrada na urgência e emergência do Hospital de Trauma. Os pacientes continuarão sendo atendidos normalmente no Trauma, e quando necessitarem de cirurgias eletivas [que precisam esperar por algum material especifico para realização do procedimento] serão encaminhados à nova unidade”, relatou

Benevides explicou ainda que o novo hospital vai disponibilizar oito consultórios para atendimento de usuários que foram submetidos aos procedimentos cirúrgicos, em ambas as instituições, e nas diversas especialidades. “Todos os retornos serão realizados no HTop, visto que preparamos uma estrutura com multiprofissionais para agilizar esse tipo de atendimento”, frisou.

Para o porteiro Gilberto Andrade, 34, que está internado no HTop vítima de acidente de moto, a unidade de saúde tem um ambiente favorável para uma boa recuperação. “Não é bom ficar internado em nenhum hospital, mas já que é preciso é bom permanecer em uma enfermaria toda estruturada como essa. Acredito que a recuperação vai ocorrer mais rápido”, afirmou.

Já a acompanhante de paciente, Maria José Andrade, explicou que além da comodidade disponibilizada ao interno, o hospital também oferece conforto aos acompanhantes e visitantes. “É muito bom saber que, quando precisamos, temos com quem contar. Estou com esse sentimento desde que cheguei aqui, pois fomos muito bem recepcionados pelos funcionários, e ainda podemos contar com uma estrutura muito cômoda”, ressaltou.

HTop - O Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTop) conta com 93 leitos e a expectativa inicial é de que sejam realizadas cerca de 250 cirurgias eletivas de ortopedia por mês. Os procedimentos ocorrerão de segunda a sábado, no período diurno. Já nos ambulatórios de egressos, a previsão é de mais de 1,5 mil atendimentos por mês, nas diversas especialidades, sendo a maioria em ortopedia.