João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba comemora quatro anos de funcionamento

quarta-feira, 27 de setembro de 2017 - 11:49 - Fotos:  Secom-PB

Um culto ecumênico do qual participaram a direção, funcionários, pacientes e acompanhates marcou a comemoração dos quatro anos de funcionamento do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop).

Durante o evento, os colaboradores veteranos falaram sobre o orgulho de fazer parte da  instiuição e os pacientes  aproveitaram a oportunidade para agradecer os cuidados da equipe do Htop. Ao final, foi servido um cofee break.

O superintendente do Hospital de Trauma, Milton Pacífico, parabenizou a instituição e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe. “Nesta ocasião especial homenageio todos quem fazem parte do hospital pela dedicação que executam suas funções, em prol dos que necessitam dos nossos serviços”, destacou.

“Desde a sua idealização, o Htop mostrava-se uma obra de grande utilidade pública, com capacidade de prestar um serviço de saúde à altura das necessidades da população de João Pessoa e de todo o Estado da Paraíba, pronta para atender com humanização todos os paciente encaminhados do Hospital Estadual de Emergencia e Trauma Senador Humberto Lucena”, ressaltou a diretora geral,  Sabrina Bernardes.

A gerente da instituição, Samara Furtado, emocionada, falou sobre a gratidão de fazer parte do Htop. “Desde que entrei aqui, fui bem acolhida e percebi que esta postura não se estendia só para mim, e sim para todos que procuravam a unidade de saúde:  acompanhates, pacientes e outros. O nosso diferencial é a empatia dos nossos colaboradores com os usuários. A  humanização é o pilar do nosso atendimento. Afinal de contas,  os pacientes e acompanhates têm toda uma complexidade e que  naquele momento difício, precisa de um acolhimento e assistência. Muito obrigada por tudo”, agradeceu.

A coordenadora da enfermagem do Htop, Cynthia Beatriz Oliveira se diz grata, pois, deve o seu crescimento profissional a instituição. “Comecei aqui como técnica de enfermagem, depois virei enfermeira e aí fui cuidar da UTI da instituição, contei com ajuda de muitos anjos, e agora me vejo como coordenadora da enfermagem do Htop. Um orgulho que não cabe no meu peito. Agradeço a todos os técnicos e enfermeiros como também  a direção por confiarem no meu trabalho. Obrigada”, ponderou a funcionária que foi uma das fundadoras.

Balanço – O Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), em João Pessoa, realizou em torno de 20 mil retornos ambulatoriais, entre janeiro e dezembro de 2016, uma média de 1.600 pessoas atendidas por mês.

Destacam-se os procedimentos ortopédicos com 16.519, o que representa 87% do montante, em seguida os neurológicos com 1.239 e os curativos especiais com 888 atendimentos. A unidade de saúde também conta os retornos das especialidades médicas de urologia, cirurgia plástica e buco-maxilo-facial.

Nos quatro primeiros meses de 2017, já foram atendidas mais de seis mil pessoas nos ambulatórios do hospital. O Htop foi inaugurado em setembro de 2013.

Atualmente, ele funciona com 93 leitos equipados e climatizados, sendo que dez, UTI adulto, e os demais 83 leitos de enfermaria, com pacientes de ortopedia em pré e pós-operatório, além de pacientes de clínica médica, além de duas salas cirúrgicas em plena atividade e uma central de material esterilizado.