Fale Conosco

12 de dezembro de 2016

Hospital de Trauma tem programação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, iniciou, nesta segunda-feira (12), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) com o tema: Saúde com segurança, essa é a nossa meta. A organização do evento é da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), junto com o Departamento de Segurança no Trabalho e a direção do hospital.

Para o superintendente da instituição, Milton Pacífico, durante a realização da Sipat, além do repasse de conhecimentos é uma oportunidade de valorizar o colaborador do hospital. “Afinal o maior patrimônio da empresa é o funcionário, é um bem que precisa ser bem cuidado. Com isso, melhoramos o ambiente de trabalho, para que se torna prazeroso no dia a dia”, finalizou.

Já o presidente da Cipa, Eduardo Pinheiro, ressaltou que o evento é voltado à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes de trabalho quanto a doenças ocupacionais. “A Sipat tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores do HEETSHL sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho”, explicou.

A programação vai desde palestra sobre saúde do trabalhador, prevenções de Ler/Dort e infecção hospitalar, até prevenção de assaltos e contratos de trabalho. Além disso, nos dias 14 e 15 terá vacinação de DT e hepatite tríplice viral para funcionários no hall da Farmácia.

Uma das primeiras palestras foi sobre a prevenção da Ler/Dort. De acordo com o palestrante e fisioterapeuta, Frederico Augusto, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm sido vistos como um grande problema de saúde pública, especialmente em países industrializados. “Qualquer profissional pode sofrer com a LER/DORT, que na realidade não é uma doença, é uma síndrome que afeta músculos, nervos e tendões, mas que pode ser prevenida, por exemplo, com modificações de postura e de comportamento durante o expediente de trabalho”, explica. Entre os sintomas mais comuns estão dores frequentes, dormência, formigamento, inchaços, irritabilidade e exaustão física.

O fisioterapeuta orienta que um ajuste na cadeira, de modo que as costas fiquem apoiadas no encosto, os pés toquem no chão e os braços fiquem sobre a mesa já pode fazer a diferença. “Deixar o monitor do computador na linha do horizonte ou levemente abaixo, posicionar o teclado próximo ao corpo e o mouse próximo do teclado e deixar os objetos mais utilizados ao alcance das mãos são atitudes que podem colaborar para a prevenção da LER/DORT. A ergonomia é fundamental para essa prevenção”, completa.

Confira a programação:

12/12

8h30 – Cerimônia de aberturada Sipat

9h – Palestra – Prevenção Ler/Dort e posicionamento correto durante a jornada de trabalho com os fisioterapeutas

Palestrante: Susana Guedes/Frederico Augusto

13/12

9h – Palestra – Promoção na Saúde do Trabalhador

Palestra: Ana Paula de Carvalho (enfermeira do trabalho)

10h – Palestra: Trabalho seguro, vida saudável

Palestrante: Arlen Vinícius (técnico em Segurança do Trabalho)

14/12

9h – Palestra: Prevenção a Infecção Hospitalar

Palestrante: Wilcelia de Albuquerque Queiroz (Cood. SCIH)

15/12

14h30 – Palestra: Contratos de trabalho

Palestra: Viviane Menezes (assessora jurídica)

16/12

14h30 – Palestra: Prevenção de assaltos a pessoas

Palestrantes: Américo Augusto (supervisor de apoio)

18/12 – domingo 7h às 10h

I Torneio de Futebol Society

Local: Sest/Senat