Fale Conosco

10 de dezembro de 2012

Hospital de Trauma registra 329 atendimentos no final de semana



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou 329 atendimentos durante o final de semana, número maior dos que os registrados nos últimos feriados prolongados. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (8) até as primeiras horas desta segunda-feira (10).

Os casos envolvendo acidentes de moto lideraram as entradas nos plantões durante o período. No total, 61 pacientes foram atendidos devido a acidentes com motocicleta. Já em relação aos feridos de queda, o hospital recebeu 60 pacientes. Também foram registradas vítimas de atropelamento (11), acidente de automóvel (11), arma de fogo (10), acidente de ônibus (8), agressão física (5), queimadura (4), arma branca (2) e bicicleta (5). Os demais atendimentos foram de casos clínicos.

De acordo com o diretor técnico do Hospital, Edvan Benevides, o crescimento diário da demanda na instituição exige a necessidade de efetuar os atendimentos ainda nas macas das ambulâncias que trazem os pacientes para o Trauma. “A nossa prioridade é salvar vidas. Agilizamos o atendimento e, após os procedimentos emergenciais, partimos para estratégias de remanejamento para os leitos do hospital e os de retaguarda”, observou.

O diretor afirmou ainda que o fato de hospitais com o mesmo perfil só estarem recebendo os usuários que comprovem residência no município pode estar alterando o fluxo de pacientes, aumentando a carga de atendimentos no Trauma. “Acreditamos que, pelo fato de que instituições com perfil semelhante ao do Hospital de Trauma só estão atendendo pacientes se comprovadamente tiverem residências em João Pessoa, a demanda aumentou ainda mais”, avaliou.