Fale Conosco

3 de junho de 2013

Hospital de Trauma recebe capacitação do Sírio Libanês para consolidar programa SOS Emergências



O programa SOS Emergências, criado há dois anos pelo Governo Federal, com a filosofia de tornar eficientes os prontos-socorros no País, está em fase de implantação no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Atualmente a unidade trabalha em várias frentes para receber o programa, cujo Termo de Compromisso deverá ser assinado no segundo semestre deste ano entre o Governo Federal e o Governo do Estado.

Na última semana foram instalados os equipamentos para a promoção de capacitações em sistema de videoconferências, que serão realizadas inicialmente pelo Hospital Sírio Libanês. O Trauma recebeu a visita de técnicos do Datasus, que fizeram um levantamento dos equipamentos na área de emergência e conheceram a infraestrutura local para futuro diagnóstico.

Como estratégia para a qualificação da rede de urgência e emergência, o Hospital Sírio Libanês, em parceria com o Governo Federal, será responsável pela capacitação de 25 hospitais das cinco regiões brasileiras com o curso de especialização em Gestão de Emergência no SUS, que acontecerá no próximo mês. O Hospital de Trauma será um dos cinco contemplados no Nordeste.

O curso de especialização terá 20 vagas por hospital e será oferecido na modalidade semipresencial no período de junho deste ano a março de 2014, com carga horária total de 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância. As atividades educacionais serão desenvolvidas no próprio hospital.

Cada curso contará com um facilitador local. O coordenador dos serviços de cirurgia geral do Hospital de Trauma, Roberto Cavalcanti Ciraulo Júnior, confirma a importância do atendimento na primeira hora às vítimas graves. “É na ‘Gold Hour’, ou hora dourada após o trauma, que os pacientes têm maiores chances de vida, e essa assistência envolve desde o resgate por pessoas qualificadas no local do sinistro aos procedimentos adotados por uma equipe multidisciplinar na unidade hospitalar, diferencial que só o Trauma tem na Paraíba, em se tratando do atendimento às vítimas graves”, destacou.

O SOS Emergências já abrange 12 hospitais de grande porte, localizados em dez capitais: Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (BH), Goiânia (GO), São Paulo, Porto Alegre (RS) e Ananindeua (PA). Até 2014 vai alcançar os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, contemplando todos os 26 Estados e o Distrito Federal (DF).