Fale Conosco

11 de novembro de 2015

Hospital de Trauma realiza palestras para prevenir câncer de próstata em alusão ao Novembro Azul



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, também aderiu à campanha Novembro Azul, que alerta sobre a prevenção do câncer de próstata. Na unidade de saúde, o dia “D” do evento acontecerá no dia 19 deste mês, com a realização de diversas palestras e marcação de exames. Até o final do mês, os colaboradores da instituição, especialmente as equipes de enfermagem e atendimento, estão com um laço na cor azul, junto ao crachá, para lembrar a ação.

Para o coordenador da Urologia do Hospital de Trauma, Alexandre Aranha, a campanha tem trazido resultados positivos já que é seguido do Outubro Rosa. “A campanha acontece num período estratégico, quando a mulher está sensibilizada com a campanha do Outubro Rosa e começa a incentivar seu parceiro a se prevenir contra o câncer de próstata”, observou.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e ainda é uma das principais causas de morte em homens com mais de 40 anos no Brasil, juntamente com acidentes vasculares cerebrais e infartos, segundo dados da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS).

“O diagnóstico precoce tem significativa importância no tratamento e cura do câncer. É comum que os homens ainda tenham preconceito em realizar exames de rotina e acompanhar sua saúde mais perto, por isso lideram as estatísticas de mortes de doenças naturais no Brasil. Com a campanha realizada pelo Hospital de Trauma, incentivaremos centenas de homens a se cuidarem mais”, afirmou o médico urologista Alexandre Aranha.

Segundo Aranha, uma das principais formas de prevenção do câncer de próstata é aderir a uma alimentação saudável. Por isto, é sempre com bom incluir no cardápio alguns alimentos específicos, como o tomate, soja, chá verde, alho, cebola e brócolis, que agem como efeito protetor. Outra dica é mudar os hábitos e começar a praticar uma atividade física no mínimo de 30 minutos, além de reduzir o consumo de carne vermelha. Tabagismo e obesidade também são inimigos do câncer de próstata.