Fale Conosco

18 de novembro de 2016

Hospital de Trauma realiza palestra sobre câncer de próstata em alusão ao Novembro Azul



Os colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa participaram, nessa quinta-feira (17), no auditório da unidade de saúde, de uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata. A atividade faz parte das ações desenvolvidas na instituição em alusão à campanha Novembro Azul.

Na ocasião, o superintendente da Cruz Vermelha, Milton Pacifico destacou a importância da prevenção e o papel das mulheres no que se refere a sensibilização dos companheiros aos cuidados com a saúde.  “A campanha acontece num período estratégico, quando a mulher está sensibilizada com a campanha do Outubro Rosa e começa a incentivar seu parceiro a se prevenir contra o câncer de próstata”, observou.

O urologista Emerson Medeiros explicou que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer de próstata. “O tratamento prévio tem uma significativa importância no tratamento e cura do câncer. É comum que os homens ainda tenham preconceito em realizar exames de rotina e acompanhar sua saúde mais perto, por isso lideram as estatísticas de mortes de doenças naturais no país”, afirmou.

Cristiano Bispo, coordenador da Manutenção da instituição, ressaltou a importância da atividade. “As orientações e os esclarecimentos desta palestra foram valiosos. Como muitos homens, sou negligente nos cuidados com a minha saúde e vejo o quanto isto pode me prejudicar no futuro. A partir de hoje mudarei minhas atitudes e procurarei fazer exames preventivos”, concluiu.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e ainda é uma das principais causas de morte em homens com mais de 40 anos, juntamente com acidentes vasculares cerebrais e infartos, segundo dados da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS).