Fale Conosco

11 de fevereiro de 2015

Hospital de Trauma realiza palestra preventiva sobre alcoolismo



Como saber se alguém faz uso abusivo de álcool? Qual o limite entre beber socialmente e ser um alcoólico?  Essas e outras perguntas foram respondidas na palestra sobre alcoolismo realizada, no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

Ao promover o evento, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmit), do Hospital de Trauma, procurou prestigiar profissionais da instituição e acompanhantes. Para a palestrante e enfermeira do trabalho, Carolina Rocha, a apresentação tem o intuito de chamar a atenção das pessoas que costumam exagerar na bebida. “A escolha desse tema foi estratégica com relação ao mês de Carnaval, onde o consumo de bebida alcoólica aumenta consideravelmente. O objetivo é conscientizar os funcionários e acompanhantes sobre as consequências do álcool”, salientou.

Carolina Rocha enfatizou que quanto mais informações sobre o assunto, maiores são as possibilidades de conscientização. “Além das influências das amizades, a publicidade veiculada pelos meios de comunicação influencia no sentido de estabelecer contato progressivo com as bebidas alcoólicas. Uma das formas eficazes para evitar problemas é a informação”, ressaltou.

Segundo a psicóloga do trabalho, Magdeline Lima, o alcoólico é um bebedor excessivo que cria dependência física e psíquica. O alcoolismo também se caracteriza por ser fonte de problemas na vida social, familiar, ocupacional e em outros níveis. “É um tema do cotidiano, pois o álcool está dentro de casa. É uma droga lícita. Por isso as pessoas aproveitam palestras como estas não apenas para se informar sobre tratamentos, mas para se prevenirem”, esclarece.

Para a funcionária Joice Pimentel, esse tipo de palestra a ajuda diretamente, já que ela tem parente que sofre com essa doença.  “Eu tenho um avô alcoólatra e só Deus sabe o que minha família já passou por conta disto. Já também presenciei colegas que perderam trabalho porque passaram mal por beber demais”, comenta.

Palestras Educativas – O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina da instituição de saúde elaborou um cronograma para todo o ano de 2015 que inclui palestras educativas abordando assuntos pertinentes à saúde do trabalhador.