João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma realiza eleição para escolher integrantes da Cipa

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015 - 12:31 - Fotos: 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou nessa terça-feira (22) e quarta-feira (23) as eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) para a gestão 2016/2017. Segundo a organização do evento, foram inscritos 23 candidatos e o resultado será divulgado nesta segunda-feira (28).

De acordo com Cinthia Fernandes, atual presidente da Cipa, preservar a saúde, a integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a instituição é a missão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).  “O trabalho da Cipa é relevante para os servidores do hospital, uma vez que é através das inspeções realizadas que são determinadas as irregularidades das condições de trabalho e, posteriormente, são solicitadas, junto à gerência e coordenações, as soluções cabíveis”, explicou.

Segundo Arlen Vinícius, técnico de Segurança de Trabalho da instituição, entre as atribuições da comissão interna encontram-se identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar os mapas de riscos com a participação do maior número de trabalhadores. “Também cabe aos cipeiros elaborar um plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalhado”, realçou.

A Cipa na unidade hospitalar tem desenvolvido atividades de muita importância, visando informações, orientações, esclarecimentos e prevenção de acidentes aos funcionários e, além do trabalho junto à direção, também tem desenvolvido algumas atividades com a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), tais como: palestras sobre doenças infecto-contagiosas; orientações sobre o uso correto da caixa de pérfuro-cortante; orientações de uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Regida pela lei nº 6.514 de 22/12/77 e regulamentada pele NR-5 do Ministério do Trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa foi aprovada pela portaria nº 3.214 de 08/06/78, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) de 29/12/94. A Cipa é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, composta por 15 membros eleitos e mais 15 suplentes.