Fale Conosco

18 de fevereiro de 2016

Hospital de Trauma realiza curso de Capacitação de Urgência Pediátrica



Visando capacitar ainda mais servidores e colaboradores de enfermagem, para melhor assistir as crianças em situações de urgência, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou, nessa quarta-feira (17), o primeiro dia do curso de Capacitação de Urgência e Emergência Pediátrica, na própria instituição. Ainda haverá treinamento nesta quinta-feira (18) e nos dias 24 e 26 de fevereiro.

O curso tem carga horária de 40 horas e é ministrado por uma equipe de cinco profissionais da Saúde, entre eles, médicos e enfermeiros. O coordenador do curso, médico clínico geral Leonardo de Lima Leite, informou que o objetivo do curso é atualizar o atendimento, tornando-o mais humanizado. “A capacitação será teórica e prática com várias simulações realísticas em que traremos muitas novidades para atualizar os profissionais da Enfermagem. A expectativa é que todos falem a mesma língua, médico e enfermeiros, para que todos atinjam um atendimento mais satisfatório com relação à Pediatria”, frisou.

Para o coordenador da UTI Móvel da instituição, José Equiles Jacinto, o curso é de fundamental importância, pois além de atualizar os profissionais, com o que há de mais novo, faz parte também de uma política de educação permanente, em que pretende assistir melhor a população. “O curso abordou as novas diretrizes de Reanimação Cardio Pulmonar (RCP) – que é a combinação de compressões torácicas e insuflações. Na prática podemos observar as manobras de RCP em bebês e crianças. Espero, com esse treinamento, melhorar a qualidade à assistência prestada aos pacientes da Pediatria”, explicou.

Neste curso, foram convidados cinco enfermeiros do Hospital Arlinda Marques para participar do evento, com o objetivo de levar essa experiência para a unidade de saúde em que atuam.