João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma realiza ciclo de palestras sobre prevenção do câncer de mama

quinta-feira, 24 de outubro de 2013 - 11:36 - Fotos: 

Visando oferecer informações às servidoras acerca da prevenção do câncer de mama, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, através do Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos (Nece), e das coordenações de Serviço Social e Psicologia, está promovendo um ciclo de palestras explicando as principais causas da doença.

As ações são resultados da adesão ao movimento Outubro Rosa, que acontece durante todo este mês. Além das palestras, foram dados testemunhos de mulheres acometidas pela doença, submetidas à mastectomia, que é a retirada da mama. Elas foram diagnosticadas precocemente e hoje levam uma vida normal.

De acordo com a presidente da Organização Não Governamental ‘Amigos do Peito’, Fátima Lucena, é sempre muito importante a demonstração de preocupação de instituições com o assunto. “Recebemos o convite formulado pelo Nece com a satisfação de podermos contribuir desenvolvendo um trabalho de conscientização”, frisou.

Já o professor especialista em saúde da mulher, Rômulo Wanderley de Lima, ressaltou que passar conhecimento para as pessoas é sempre muito bom. “Conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama é fundamental para conseguirmos vencer essa batalha, por isso fico muito feliz quando sou convidado para palestrar para um público tão diversificado como este”, argumentou. 

Durante a realização do evento, também foram apresentadas as Leis 11.664/2009, que determina que toda mulher, a partir dos 40 anos, tem o direito a uma mamografia anual oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS); a que estabelece um prazo máximo de 60 dias entre o diagnóstico do câncer e o início do tratamento (de nº 12.732/2021); e a Lei 12.802/2013, que trata da determinação referente à reconstrução mamária, feita imediatamente após a mastectomia.

Outubro Rosa – É uma mobilização mundial de conscientização acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e espalhou-se por todo o mundo.