Fale Conosco

19 de novembro de 2013

Hospital de Trauma realiza Campanha de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente



O Governo do Estado, por meio do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL) e da gestão pactuada com a Cruz Vermelha, iniciou na tarde de segunda-feira (18) um ciclo de palestras referentes à Campanha do Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente. As ações fazem parte de um trabalho de conscientização direcionado aos profissionais da assistência.

De acordo com o diretor técnico do Hospital de Trauma, Edvan Benevides de F. Júnior, as palestras são uma estratégia de acesso às informações de forma mais didática e prática. “A campanha destina-se aos funcionários, colaboradores e também a familiares de um modo geral e reflete diretamente na segurança e assistência ao usuário”, ressaltou.

A palestra inicial da campanha ficou por conta da coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital de Trauma, Jardênia Marçal, envolvendo tema referente às Contribuições da Fisioterapia para a Segurança do Paciente. “Focamos nas condutas adequadas para a segurança do paciente durante o período de internação, e também no contexto domiciliar, pois, muitas vezes, o trabalho realizado no hospital deve ter continuidade fora dele”, ressaltou.

O ciclo de palestras prosseguirá com o desenvolvimento de atividades que focarão temas como segurança alimentar, apresentado pela nutricionista Dácia Paiva de C. Lopes; biossegurança, desenvolvido pela médica infectologista Francisca Maria Luiz, e com a realização de uma mesa redonda onde será debatida iniciativas implantadas na unidade de saúde acerca da segurança do paciente, orientada pelo enfermeiro José Equileis França, à frente da área de enfermagem das unidades clínicas (Postos I e II)

Encerramento – A série de palestras será encerrada na sexta-feira (22), com atividades envolvendo o tema Identificação do Paciente, abordado pela coordenadora do Serviço Social, Francisca Neuma Ribeiro, e pela coordenadora do setor de Psicologia, Anne Michelle Silva, ambas servidoras do HEETSHL.