João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma realiza campanha de doação sangue

terça-feira, 7 de agosto de 2012 - 17:24 - Fotos: 

Foto: Antonio David/Secom-PB

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou nesta terça-feira (7), em parceria com o Hemocentro da Paraíba e a Faculdade de Medicina e Enfermagem Nova Esperança, mais uma ação da Campanha Permanente de Doação de Sangue. A ação tem o objetivo de garantir o estoque para atender a demanda das transfusões realizadas na unidade de saúde.

Os alunos da instituição de ensino participaram do ‘Trote Solidário’, que constou da doação de sangue por parte dos estudantes, que também tiveram que procurar mais doadores para a ação. A iniciativa conseguiu arrecadar uma média de 50 bolsas de sangue e cadastrar um total de 70 doadores.

De acordo com a assistente social Maria das Graças Lira, a parceria do Hemocentro com o Hospital de Trauma vem trazendo bons resultados desde a sua fundação. “Nesses 11 anos de existência do hospital, já realizamos  dezenas de captações. Por isso, acredito que um dia como este é uma oportunidade de poder  ajudar  aqueles que precisam de sangue, bem como promover a conscientização dos jovens alunos da área de saúde de seu papel social,” frisou.

Ela destacou ainda que além de exercitar o amor, ao doar sangue, o voluntário tem exames gratuitos de HIV, sífilis, tipagem sanguínea, a possibilidade de isenção de taxas de concursos e um dia de folga, no caso de servidores públicos.

Para o aluno de medicina, Vinicius Guerra, a oportunidade de iniciar o curso ajudando a salvar vidas é uma sensação maravilhosa. “Quem escolhe  a área de saúde tem que  estar consciente de  seu papel social. Certamente essa ação  aqui no Trauma é um bom exemplo para muitas outras instituições e alunos, já que foi abolida a realização de trotes violentos e humilhantes, por um ato de solidariedade humana”, enfatizou.