Fale Conosco

6 de novembro de 2012

Hospital de Trauma realiza campanha de doação de sangue nesta terça



hemocentro_campanha_doação_de_sangue_foto_kleide_teixeira_01

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na capital, realiza nesta terça-feira (6), a partir das 9h, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, mais uma ação da Campanha Permanente de Doação de Sangue. As doações têm o objetivo de garantir o estoque de sangue para atender a demanda de transfusões realizadas na unidade de saúde.

Segundo a coordenadora da agência transfusional do Trauma, Rosineide Pontes, os estoques da unidade estão regulares, mas por se tratar de uma unidade de emergência e urgência as necessidades das transfusões são maiores. “Dependendo da gravidade do paciente, ele pode necessitar de 3 a 20 bolsas de sangue. No mês de outubro, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 581 transfusões sanguíneas no Trauma. Como o sangue não é algo fabricado em laboratórios, e nem comprado em farmácias, temos que apelar para a sensibilidade dos pessoenses, funcionários e acompanhantes, pois todos nós podemos um dia necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, ressalta a coordenadora.

Os doadores devem comparecer à sede do Hospital de Emergência e Trauma munidos de documentos originais com foto. Lá, uma unidade móvel estará disponível para atendimento até às 16h. Durante a ação, o Hemocentro também estará realizando cadastros de medula para o Banco Nacional de Medula Óssea.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa entre 18 e 65 anos, acima de 50kg, após uma boa noite de sono e café da manhã reforçado (sem alimentos gordurosos). Não pode doar aquele que ingeriu bebida alcoólica 24h antes da doação ou fumou nas duas horas anteriores da mesma. Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora.

Intervalo – Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre cada doação. Já as mulheres, podem doar três vezes, com um intervalo de três meses entre as doações.