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16 de agosto de 2016

Hospital de Trauma qualifica mais cinco mil funcionários e melhora qualidade do atendimento



Preocupada com a formação continuada e o aperfeiçoamento permanente da equipe multidisciplinar que atua no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, a instituição promove mensalmente diversas capacitações com a finalidade de qualificar seus servidores e proporcionar atendimento de qualidade aos pacientes. Só no período de janeiro a julho de 2016 foram desenvolvidas 364 capacitações, beneficiando 5.251 colaboradores.

Segundo a diretora geral do complexo hospitalar, Sabrina Bernardes, na instituição, os profissionais são instigados a participarem de eventos, palestras e cursos que proporcionem desenvolvimento educacional para todos os colaboradores. “Entendemos que é no processo de formação que se podem enraizar valores e atitudes de respeito à vida humana, indispensáveis à consolidação e à sustentação de uma nova cultura de atendimento à saúde”, frisou.

O superintendente da Cruz Vermelha Brasileira, Milton Pacífico, acredita que todo esse investimento é o resultado de uma parceria de sucesso aliado ao compromisso da liderança, qualidade na gestão, competência e criatividade da equipe. “Entendemos que é necessário cuidar dos próprios profissionais da área da saúde, constituindo equipes de trabalho saudáveis e, por isso, capazes de promover a humanização do serviço”, salientou.

Vários setores foram contemplados com esses aperfeiçoamentos, desde a assistência até os setores da administração. Dentre os resultados obtidos com os eventos, verificou-se a melhoria no ambiente hospitalar, trazendo benefícios para colaboradores, organização e a própria sociedade que usufrui desses serviços. Foram realizadas capacitações como a urgência pediátrica, interpretação de eletrocardiograma, treinamento da equipe de acolhimento, capacitação sobre protocolo hospitalares, notificação de reações transfusionais, suporte básico e avançado à vida, entre outras.

Para a coordenadora do Núcleo de Capacitação e Eventos (Nece), Efigênia Lino, a motivação e a satisfação dos colaboradores que atuam na área da saúde propiciam diretamente muitos ganhos para a qualidade dos serviços prestados. “Esses colaboradores se defrontam com várias mudanças tecnológicas e também com várias mudanças nos processos de trabalho e precisam estar motivados e preparados para tal. Motivados, os colaboradores transformam uma energia estática em sinergismo positivo, maximizando e proporcionando maior qualidade no atendimento do paciente”, completou.