João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma premia vencedores do campeonato da excelência em saúde

terça-feira, 20 de maio de 2014 - 17:36 - Fotos: 

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi a vencedora do mês de abril do Campeonato da Excelência em Saúde. A realização da atividade visa consolidar a cultura de segurança do paciente da instituição.

De acordo com a consultora de enfermagem do Hospital de Trauma, Suênia Ferreira, a escolha dos vencedores ocorre a partir da  observação de seis critérios. Em primeiro lugar, considera-se o critério de identificação do paciente; em segundo, são verificados a colocação de cateteres e sonda, com as conexões corretas.

O passo seguinte diz respeito às ações adotadas para a prevenção de queda; está relacionado em quarto lugar o critério referente à prevenção de úlcera por pressão; já em quinto, observa-se a segurança na utilização da tecnologia; e, por último,  o passo avaliado diz respeito à segurança na cadeia terapêutica medicamentosa.

O campeonato tem a participação de todos os setores da assistência, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Pacientes Graves (UPG), Unidade de Terapia Semi-Intensiva, Unidade de Tratamento de Queimados, entre outros. “Desde fevereiro, quando foi implantado o projeto, até o mês de abril, registrou-se um significativo aumento de 20% nas ações de segurança do paciente”, afirmou a consultora de enfermagem.

A coordenadora da UTQ, Andréa Borges, afirmou que conquista do primeiro lugar é o reconhecimento do esforço e dedicação de toda a equipe que forma a UTQ. “Sinto-me muito emocionada e orgulhosa pela conquista. A premiação é uma motivação a mais para todos nós. Estamos de parabéns”, ressaltou.