Fale Conosco

20 de maio de 2014

Hospital de Trauma premia vencedores do campeonato da excelência em saúde



hospital de trauma premia vencedores do campeonato da excelencia em saude 21 270x202 - Hospital de Trauma premia vencedores do campeonato da excelência em saúdeA Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi a vencedora do mês de abril do Campeonato da Excelência em Saúde. A realização da atividade visa consolidar a cultura de segurança do paciente da instituição.

De acordo com a consultora de enfermagem do Hospital de Trauma, Suênia Ferreira, a escolha dos vencedores ocorre a partir da  observação de seis critérios. Em primeiro lugar, considera-se o critério de identificação do paciente; em segundo, são verificados a colocação de cateteres e sonda, com as conexões corretas.

hospital de trauma premia vencedores do campeonato da excelencia em saude 1 270x202 - Hospital de Trauma premia vencedores do campeonato da excelência em saúdeO passo seguinte diz respeito às ações adotadas para a prevenção de queda; está relacionado em quarto lugar o critério referente à prevenção de úlcera por pressão; já em quinto, observa-se a segurança na utilização da tecnologia; e, por último,  o passo avaliado diz respeito à segurança na cadeia terapêutica medicamentosa.

O campeonato tem a participação de todos os setores da assistência, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Pacientes Graves (UPG), Unidade de Terapia Semi-Intensiva, Unidade de Tratamento de Queimados, entre outros. “Desde fevereiro, quando foi implantado o projeto, até o mês de abril, registrou-se um significativo aumento de 20% nas ações de segurança do paciente”, afirmou a consultora de enfermagem.

A coordenadora da UTQ, Andréa Borges, afirmou que conquista do primeiro lugar é o reconhecimento do esforço e dedicação de toda a equipe que forma a UTQ. “Sinto-me muito emocionada e orgulhosa pela conquista. A premiação é uma motivação a mais para todos nós. Estamos de parabéns”, ressaltou.