João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma orienta familiares dos pacientes da urgência e emergência

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016 - 18:56 - Fotos: 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, por meio do seu  Setor de Serviço Social, está realizando um trabalho de orientação e sensibilização com os familiares dos pacientes que chegam à urgência e emergência da instituição. No local, eles recebem explicações sobre horários de visitas, trâmite de acompanhamento do paciente, bem como explanação referente à importância da doação de sangue.

A ação dá continuidade aos trabalhos de humanização desenvolvidos pela unidade de saúde e, segundo a coordenadora do Serviço Social do hospital, Francisca Neuma Ribeiro, o objetivo é “prestar uma assistência que acolha de forma eficaz os familiares dos pacientes que chegam à unidade hospitalar, prestando as primeiras informações necessárias relativas à vítima, como também tirando eventuais dúvidas a respeito do funcionamento da assistência hospitalar”.

Atualmente, trabalham no Hospital de Emergência e Trauma e no hospital de retaguarda, Htop, 30 assistentes sociais. O setor funciona 24 horas, com plantões de 12 horas.  Na rotina do complexo hospitalar, as atribuições das assistentes sociais vão desde viabilizar os direitos do paciente, oferecer informações administrativas, encaminhá-los para realização de exames externos, solicitar ambulância e transferência hospitalar, até dar apoio e acolhimento aos familiares.

Pessoas não identificadas – Este serviço é colocado em ação quando um paciente chega à unidade hospitalar sem documentação. O primeiro passo é acionar a Assessoria de Comunicação do hospital, responsável pela divulgação do fato nos veículos de comunicação. Simultaneamente, é realizada uma consulta à rede de assistência e prefeituras (se o paciente for de outro município).  Quem tiver um parente desaparecido, pode consultar o serviço de Assistência Social, pelo telefone 3216-5732 ou ir  ao Hospital de Trauma.