Fale Conosco

11 de outubro de 2012

Hospital de Trauma monta esquema especial para feriadão



O  Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto montou um esquema especial para atender a população neste feriado prolongado. A partir desta quinta-feira (11), até a madrugada da segunda-feira (15), médicos de varias especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos estarão de plantão e de sobreaviso para atender a população de todo o Estado.

“A população paraibana e os turistas podem ficar tranqüilos nesse periodo, pois durante todos os dias do feriadão, o Hospital estará plenamente funcionando com médicos 24 horas para fazer atendimentos de urgência e emergência”, garantiu o diretor geral do Hospital, Ginaldo Lago.

Além dos acidentes de trânsito, e das vítimas da violência ocasionada por arma branca, agressões físicas e de disparo de arma de fogo, a direção da unidade de saúde também chama a atenção  para acidentes envolvendo crianças. Em feriados prolongados há ocorrência de acidentes domésticos em locais de grande concentração de pessoas. “Os pais  e responsáveis precisam redobrar os cuidados com  as crianças em locais como parques de diversões, zoológicos e praias, reduzindo assim, os riscos de quedas, torções, afogamentos, queimaduras e outros tipos de acidentes”. Chama atenção a diretora de enfermagem, Lana Márcia Bezerra.

Referência em urgência e emergência, o Hospital de Trauma funciona com médicos de plantão 24h em todos os dias da semana. A instituição atende em média 200 pacientes  por dia. São vítimas de trauma (acidentes, desastres) de violência (física e sexual), de queimadura e de doenças clínicas em suas fases agudas (AVC, hemorragias digestivas). Neste último caso, os pacientes são diagnosticados, tem estabilizado seu quadro clínico e são transferidos para hospitais que possam dar continuidade ao tratamento. Não é o hospital indicado para consultas, tratamento de doenças crônicas, torções, suturas em cortes e viroses.