Fale Conosco

17 de setembro de 2016

Hospital de Trauma lança livros em comemoração aos 15 anos da instituição



Em comemoração aos 15 anos do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e os cinco anos da gestão pactuada entre a Cruz Vermelha Brasileira e o Governo do Estado da Paraíba, foram lançados dois livros: “Uma História de Muitas Vidas” e o “Relatório de Sustentabilidade dos Cinco Anos de Gestão Pactuada”.

O primeiro livro conta um pouco das muitas histórias de superação vividas por alguns pacientes que deram entrada na instituição em estado grave e permaneceram internas, entre a vida e a morte. Foram experiências que impactaram e sensibilizaram as equipes médica e de enfermagem, como também os demais funcionários.

Uma das histórias mais marcantes envolveu uma cesariana realizada no bloco cirúrgico do hospital, com a ajuda de médicos,  enfermeiros e técnicos de enfermagem da Maternidade Frei Damião, que salvou a vida do pequeno Gabriel. A mãe da criança chegou à unidade em estado gravíssimo decorrente de um acidente de moto. Ela estava grávida de sete meses.

Com agravamento do quadro clínico da paciente, foi preciso realizar a cirurgia que trouxe ao mundo o menino de apenas 43 cm, pesando menos de 2 kg. As equipes participantes do procedimento ficaram bastante emocionadas. Gabriel sobreviveu e hoje está bem, com 1ano e três meses. Infelizmente sua mãe foi a óbito.

“O acidente que levou minha filha para outra vida foi um dos fatos que mais me marcaram. Quando ela faleceu, fiquei muito abalada. No entanto, ao mesmo tempo, tive que tirar forças de dentro do meu coração para cuidar do meu neto. Ele nasceu no Trauma dentro de um ambiente de muito amor. Todos que participaram da cesariana do Gabriel foram verdadeiros anjos de luz na vida dele e também na minha”, falou emocionada a avó do menino, Elizabete Bezerra da Silva.

Já o segundo livro registra serviços, reformas, projetos de capacitação, entre outros, realizados no Hospital de Trauma a partir de julho de 2011, quando a unidade passou a ser gerida por meio da gestão pactuada.  Entre tantas obras, se destacam a ampliação da UTI, das urgências, a inauguração do HTOP, construção do acolhimento familiar. Depois dos serviços, foram ampliados os números de atendimentos, cirurgias, e os índices de satisfação dos usuários da unidade vem aumento consideravelmente.  O relatório também traz as ações que visam à humanização hospitalar.

Para o superintendente da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), Milton Pacífico, a parceria entre a CVB e o Governo do Estado tem muito êxito. “A união das forças faz com que esse hospital evolua a cada dia. Ao assumir o comando do Estado, Ricardo Coutinho, com muita coragem, tomou uma atitude que mudou completamente a situação em que a unidade estava. Com pioneirismo, trazendo para a Paraíba a experiência de gestão pactuada. Hoje, a situação da instituição de saúde mudou radicalmente, tendo seus serviços reconhecidos como de excelente qualidade”, ressaltou.