João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma lança campanha de doação de órgãos na Paraíba

terça-feira, 26 de setembro de 2017 - 16:03 - Fotos:  Divulgação

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está sendo palco da XVII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos ‘Doar órgãos é amar sem medida’, que ocorre até esta quinta-feira (28). Na ocasião, está sendo realizado um circuito de palestras, com o objetivo de elevar os números de doadores no Estado.

Para nefrologista Gyanna Lys Montenegro, diretora da Central de Transplante da Paraíba, existe uma preocupação do Governo do Estado em oferecer plena assistência de saúde aos paraibanos que necessitam de doação de órgãos. Além disto, é preciso conscientizar os profissionais e as famílias para doação de órgãos. “A conscientização varia em diversos níveis, desde o profissional responsável em identificar um possível doador até as famílias, que têm o papel decisivo na doação, ou seja, precisamos de uma sociedade consciente e que esteja disposta a salvar vidas mesmo no momento de dor”, frisou.

O superintendente do Hospital de Trauma, Milton Pacífico, disse que a unidade de saúde realiza ações constantes de conscientização e destacou a importância da doação de órgãos. “Falar de doação é multiplicar amor, e como unidade hospitalar damos total apoio à Central de Transplante, pois entendemos a importância deste ato. Quero parabenizar a todos os envolvidos pelo trabalho espetacular que é comandado pela médica Gyanna”, comentou.

A palestra ‘Como administrar situações críticas’ foi ministrada pela psicóloga Rita Calado, nessa segunda-feira (25), e abordou um tema difícil: como falar uma má notícia aos parentes. “Procuramos esclarecer para os profissionais de saúde que lidam direta ou indiretamente com essa realidade que é possível, sim, que a gente se prepare, tenha firmeza e clareza quando lidarmos com essa realidade”, esclareceu.

Os profissionais que participaram da palestra saíram bastante empolgados e comprometidos com a causa, como foi o caso da nutricionista Mirela Ribeiro. “Vou sair daqui com um olhar ampliado e o que eu puder fazer para propagar essa ideia, vou fazer”, afirmou.

Outra palestra realizada na segunda-feira teve como tema ‘Liberação de óbitos/treinamentos’. Para palestrante e coordenadora do Serviço Social, Neuma Ribeiro, o tema foi importante e esclarecedor. “Conseguimos divulgar o fluxo que muitas pessoas confundem, como por exemplo, de quem é a responsabilidade para executar as diversas  funções de uma grande instituição como o Hospital de Trauma”, comentou.

Central de Transplante - A Central de Transplante da Paraíba funciona atualmente no Hospital Estadual de Emergência e Trauma, na sala 10, do anexo do Trauma. Para entrar em contato com a Central de Transplante e solicitar palestras, tirar dúvidas ou informar os óbitos o e-mail é transplante@gmail.com e os telefones (83) 3244.6192 / 98845.3516.

Atividades:

27/09 – Culto Ecumênico – Auditório da PBtur – Centro Turístico em Tambaú. (16h)

28/09 – Apresentação de peça teatral – Hall da Farmácia do Hospital de Trauma (10h30) e palestra sobre Identificação e manutenção do potencial doador (19h)

29/09 – Conscientização no Terminal de Integração (8h30)

30/09 – Caminhada pela vida (15h30).