Fale Conosco

4 de junho de 2013

Hospital de Trauma inicia campanha de prevenção de queimaduras



O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa inicia, no próximo dia 10, a 11ª Campanha de Prevenção de Queimaduras. As atividades pretendem alertar sobre os acidentes no período junino. Nos últimos três anos, mais de 100 casos foram atendidos na Unidade de Tratamentos de Queimados (UTQ) do hospital.

O socorro às vítimas de queimaduras mobiliza outros setores como a emergência, Unidade de Pacientes Graves (UPG), entre outros. Além das lesões provocadas por fogos, o preparo de alimentos (líquidos quentes) também é responsável pelos atendimentos na unidade de saúde.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da UTQ, Andréa Borges, a campanha tem como slogan “Marcas que Ficam para Sempre” e visa orientar e sensibilizar todos os colaboradores da unidade, além da população sobre a necessidade do cuidado com os fogos, fogueiras e tudo o que apresenta risco de queimaduras. “As ações vão acontecer dentro e fora do hospital e representam um esforço do Governo do Estado e da Cruz Vermelha Brasileira como medida preventiva deste tipo de ocorrência que, quando não mata, causa danos irreversíveis à saúde das vítimas”, declarou.

Ela lembrou que a queimadura é um dos acidentes domésticos mais frequentes e comuns entre a população e tem como agente causal os vapores quentes, fogo, brasa, energia elétrica, entre outros. “Saber diferenciar os tipos de queimaduras é muito importante para o atendimento correto, pois classificam-se de acordo com as lesões causadas, como as de 1º, 2º e 3º graus”, disse.

A coordenadora acrescentou que as de 1º grau atingem apenas as camadas superficiais da pele (epiderme), apresentando vermelhidão, dor, entre outros. Já as de 2º grau atingem as camadas mais profundas (derme) apresentando bolhas no local, dor, entre outros. Por fim, as queimaduras de 3º grau ocasionam lesões em toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos como os músculos.

Programação – As atividades da 11ª Campanha de Prevenção de Queimaduras têm início na próxima segunda-feira (10) com palestras nos, turnos da manhã e da tarde, em instituições de ensino de nível médio no bairro do Bessa.

Na terça-feira (11), prosseguem as palestras nas escolas. Desta vez, no bairro do Pedro Gondim a partir das 8h. A programação se estende no turno da tarde com as mesmas atividades em escolas do mesmo bairro e abertura oficial da mobilização que acontece em solenidade no auditório do Hospital de Trauma, a partir das 15h com a presença da direção e colaboradores da unidade.

Ainda no auditório do Trauma vai ser ministrada uma palestra sobre queimados pelo coordenador da UTQ, Saulo Montenegro, e dando prosseguimento à programação, haverá às 16h20, a apresentação de uma peça de teatro. Para concluir as atividades do dia será oferecido um coffee break.

As atividades externas da campanha de prevenção de queimaduras seguem na quarta-feira (12) com duas panfletagens, a partir das 7h, no Busto de Tamandaré na praia de Tambaú, e das 16h no Ginásio Ronaldão no bairro do Cristo Redentor.

No dia seguinte (13), estão previstas atividades educativas em escolas do José Américo, na Capital. A programação da campanha prossegue, no próximo dia 18, com uma palestra sobre prevenção de queimaduras às 14h no auditório do Hospital de Trauma.

No encerramento da mobilização, que acontece no dia 1º de julho, haverá uma coletiva de imprensa com a finalidade de apresentar as estatísticas de atendimentos às vítimas de queimaduras que foram atendidas na unidade de saúde.