João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma inicia campanha contra queimaduras, nesta terça-feira

segunda-feira, 7 de junho de 2010 - 17:41 - Fotos: 

Pelo oitavo ano consecutivo, a direção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) realiza a campanha educativa ‘Queimaduras: Marcas que Ficam para Sempre’. O lançamento acontece na tarde desta terça-feira (8), a partir das 14h, no Auditório Jussara Dantas, na própria unidade hospitalar.

O evento vai contar com uma entrevista coletiva da equipe da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ), coordenada pelo médico Saulo Montenegro, além da distribuição de panfletos e orientações sobre o problema. Este ano, a campanha será reforçada, já que além das festa juninas, o mês de junho e julho ainda reserva a Copa do Mundo.

A principal recomendação da equipe da UTQ é com as crianças, principalmente no manuseio de fogos de artifício, ou até mesmo dentro de casa, na área da cozinha, onde se concentra itens de risco a exemplo do fogão e líquidos quentes. Tudo cuidado com os filhos é pouco, já que as sequelas deixadas pela queimadura são eternas.

Números – O percentual de vítimas de queimadura já começou a aumentar. Só neste fim de semana, que compreende entre a sexta-feira (4) até a manhã desta segunda-feira (7), foram 11 atendimentos a queimados. Dados do sistema de informação do HT mostram ainda que em 2009, entre janeiro e início de junho, foram 508 casos. J

Já em 2008, o número foi menor, 504 vítimas. Comparados os atendimentos a queimados apenas no mês de junho, foram 149 em 2008 e 147 no ano de 2009. Em relação ao período da última Copa do Mundo, realizada em 2006, foram contabilizadas entre 9 de junho a 9 de julho daquele ano 160 entradas por queimaduras.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma de JP