João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma está preparado para atender foliões no Carnaval

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 - 16:17 - Fotos: 

A cidade de João Pessoa já vive a animação da prévia carnavalesca. Com a proximidade da festividade, não só a Capital, mas várias cidades da Paraíba, principalmente as localizadas no Litoral, promovem eventos. No Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), referência nos casos de urgência e emergência, toda a equipe multiprofissional estará a postos para atender aos foliões durante o sábado (13), domingo (14), segunda-feira (15) e terça-feira (16).

De acordo com a diretora técnica da unidade, a médica Aleuda Nágila, a equipe do Hospital de Trauma não será reforçada para a data, porém haverá médicos de sobreaviso para eventual necessidade. “Trabalhamos os 365 dias do ano com o planejamento para atender todos os pacientes no perfil de urgência e emergência. A cada plantão de 12 horas, temos 48 médicos que trabalham presencialmente no hospital e prestam atendimento em várias especialidades. Mas a qualquer hora, se houver necessidade, solicitamos o reforço da equipe, a exemplo do que ocorreu no caso do incêndio do Presídio do Roger”, exemplificou a diretora.

Esquema reforçado – Para garantir essa continuidade da excelência no atendimento, a direção do Hospital de Trauma de João Pessoa vai reforçar o efetivo nos setores administrativos. A unidade também foi abastecida em insumos, o que garante que nada vai faltar na prestação de serviço à população.

O esquema de trabalho já entra em vigor nesta sexta-feira (5), quando começa o projeto ‘Folia de Rua’. A atenção será redobrada também na próxima quarta-feira (10), quando acontece o desfile das Muriçocas do Miramar, considerado o maior bloco de arrasto do mundo de prévias carnavalescas. A expectativa dos organizadores é que cerca de 300 mil foliões participem do desfile, que marca 24 anos da agremiação.

Balanço – De acordo com o sistema de informatização do Hospital de Trauma, em 2009 foram contabilizados 273 atendimentos entre a quarta-feira de fogo (18) e quinta-feira (19). Entre as principais ocorrências estavam as quedas (48), acidente de moto (20), agressões físicas e atropelamentos (ambas com 13 vítimas), acidente de carro (6), arma de fogo (3) e arma branca (1). Já o mesmo período de 2008, o hospital registrou um maior número de atendimentos. No total, a unidade realizou 302 atendimentos.

Equipe – O Hospital de Trauma de João Pessoa possui uma equipe multiprofissional formada por 150 servidores, que se reservam a cada 12 horas em plantões presenciais. Entre as especialidades médicas estão: ortopedia, cirurgia geral, urologia, anestesiologia, cirurgia de buco-maxilo-facial, pediatria, cardiologia, cirurgia plástica, neurologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

A equipe se completa com o suporte da fisioterapia, psicologia, enfermagem, nutrição, farmácia e serviço social. Recentemente, também foi instituído o plantão administrativo, onde se busca maior resolutividade na qualidade do atendimento. O Trauma também é referência no atendimento às vítimas de queimaduras, com o setor de Unidade de Terapia de Queimados (UTQ).

Da Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma de JP