Fale Conosco

23 de agosto de 2016

Hospital de Trauma em João Pessoa realiza Semana da Psicologia



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está realizando a Semana da Psicologia, em alusão ao dia 27 de agosto, quando é comemorado o Dia do Psicólogo. Serão realizadas ao longo da semana diversas palestras. O objetivo do evento é fortalecer a equipe, numa perspectiva de aperfeiçoamento de um trabalho integrado, direcionado para a melhoria e continuidade da assistência, além de garantir a integração entre a equipe de Psicologia com outros profissionais.

Para a coordenadora da Psicologia, Anne Michelle Paiva, estes eventos é mais uma oportunidade de falar sobre nossa prática de trabalho para todo o complexo hospitalar. “Como nosso trabalho é bem subjetivo, nós temos a necessidade de falar da nossa prática para que não só os psicólogos, mas toda a assistência saiba exatamente como a gente faz e atua”, frisou.

Nessa terça-feira (23), foi realizada a palestra Atendimento Psicológico nas UTIs, segundo a coordenação da equipe, o objetivo foi garantir a integração entre a Psicologia e outros profissionais de saúde. “A comunicação entre os profissionais da equipe e do médico com o paciente interfere muito no tratamento. Se o paciente tem uma melhor compreensão da doença, as possibilidades de adesão ao tratamento são maiores”, explicou Anne.

O médico intensivista da UTI, Thiago Catão, também participou da palestra e falou sobre a interação entre os profissionais do setor. “Trabalhamos em equipe e isso faz toda diferença. Os psicólogos são o braço forte tanto dos familiares como dos profissionais multidisciplinares. Costumo dizer que ninguém trabalha sozinho e a família quando passa por um momento difícil tem que entender que estamos ao lado deles. Isso contribui para melhora do paciente”, salientou.