Fale Conosco

30 de março de 2012

Hospital de Trauma é modelo de Engenharia e Medicina do Trabalho



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, que é referência no Estado no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), recebeu, nesta sexta-feira (30), a visita da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalho de Campina Grande (Cerest/CG). Os técnicos vieram observar como funciona o serviço desempenhado na instituição, que, hoje, é a única da rede pública estadual de saúde credenciada pelo Serviço Único de Saúde (SUS), com registro definitivo e atendimento 24 horas.

De acordo com o coordenador médico do Cerest/CG, João Jorge Di Pace Tejo, o serviço desempenhado pelo Hospital de Trauma de João Pessoa servirá de modelo na implantação do sistema em todos os órgãos municipais de Campina Grande. “Viemos observar como funciona o serviço nessa grande instituição, visando, assim, levar toda essa experiência adquirida para nossas práticas diárias”, disse.

Segundo o coordenador do Sesmt, Moises Faustino, a troca de experiência entre instituições favorecem ainda mais o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na medicina do trabalho. “É muito bom servir de exemplo para outras instituições. Isso significa que nosso sistema está dando certo, e consequentemente estamos sendo reconhecidos”, ressalta.

O Sesmt está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e é regulamentado pela Norma Regulamentadora 04 da República Federativa do Brasil. No Hospital de Trauma, o serviço é modelo de gestão no quesito segurança médica do trabalho, sendo reconhecido com o Certificado de Honra ao Mérito do Ministério do Trabalho e Emprego.