Fale Conosco

4 de janeiro de 2018

Hospital de Trauma e Htop servem mais de um milhão de refeições em 2017



refeições-trauma (3)Foram servidas mais de 1,2 milhão de refeições no Hospital Estadual de Emergência Senador Humberto Lucena e no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (Htop), ambos em João Pessoa, no ano de 2017.

A média é de mais de 100 mil refeições oferecidas mensalmente nas duas unidades de saúde, quantitativo que inclui refeições servidas aos pacientes, acompanhantes e funcionários das instituições.

Enquanto no Hospital de Emergência e Trauma, o total atingiu 906.722, no Htop os números apontam para 310.963 alimentações. Ao todo, foram oferecidas 1.217.685 mil refeições pelos dois hospitais no ano passado.

Segundo a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Trauma, Christiani Carneiro, o setor visa à eficiência e qualidade dos serviços. “Trabalhamos diariamente para garantir a qualidade e a quantidade das refeições dos nossos pacientes e funcionários”, ressaltou. Ela acrescentou que o trabalho realizado pelo profissional de nutrição é fundamental para o bom resultado no tratamento do paciente.refeições-trauma (2)

Ainda de acordo com Christiani, as refeições são pensadas para suprir as necessidades nutricionais do paciente, respeitando as limitações nutricionais do paciente, visando o fortalecimento do organismos e evitando alteração no processo da cicatrização de feridas, diminuição das funções dos órgãos e maior risco de infecção, podendo levar inclusive ao agravamento de sua condição clínica.

Ações – A unidade de saúde já está adequada, há mais de três anos, à nova lei sancionada pelo Governo do Estado, que obriga hospitais públicos e privados a fornecer alimentação para acompanhantes de pacientes. A instituição oferece, diariamente, seis refeições: café, almoço e jantar, além de três lanches.

refeições-trauma (4)Dentre os outros projetos desenvolvidos pelo setor, em 2017, destacaram-se: o ‘Faça do seu alimento o seu medicamento’ que consiste em oferecer refeições balanceadas para os funcionários da unidade de saúde que possuem obesidade, diabetes e hipertensão. Outro serviço direcionado aos colaboradores é a avaliação nutricional e o acompanhamento individual a um nutricionista. Além dos servidores, os pacientes pós-alta e de retornos continuam tendo atendimento nutricional, visando à continuação do tratamento após alta hospitalar.

O Setor de Nutrição também deu continuidade aos serviços do projeto ‘Sentinela’ que supervisionou a administração das dietas enterais, com a parceria da equipe da enfermagem atestando os avanços da nutrição clinicados pacientes.

Equipe – 24 nutricionistas clínicas fazem parte da equipe do Serviço de Nutrição e Dietética. O setor funciona plenamente 24h ininterruptas para atender à grande demanda do hospital, que recebe pacientes de várias regiões da Paraíba.