Fale Conosco

4 de outubro de 2011

Hospital de Trauma e Hemocentro realizam campanha de doação de sangue



Em uma ação conjunta com o Hemocentro da Paraíba, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena realiza nesta quarta-feira (5), mais uma ação da Campanha Permanente de Doação de Sangue. A campanha foi lançada oficialmente no dia 24 de setembro, quando ficou definida para as primeiras quartas-feiras de cada mês a data para a intensificação do trabalho de mobilização com vistas à melhoria do estoque de sangue na unidade hospitalar.

Para doar sangue, os interessados deverão comparecer munidos de documentos originais com foto à sede do Hospital de Trauma, em João Pessoa, onde uma unidade móvel estará disponível para atendimento no período das 9h às 16h.

Somente poderão doar sangue os que têm idade entre 18 e 65 anos, que estejam em boas condições de saúde e tenham peso mínimo de 50 quilos. Serão rejeitados os doadores voluntários que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, ou que tenham adquirido hepatite após os 11 anos de idade.

Com a Campanha Permanente de Doação de Sangue, o Hospital pretende coletar o material necessário em quantidade suficiente para repor, mensalmente, pelo menos 240 bolsas de sangue ao Hemocentro da Paraíba. Atualmente, somente 80 bolsas são repostas por mês, dado o alto índice do déficit entre a aquisição e a demanda mensal do hospital, que é de pelo menos 800 bolsas de sangue.

Em Campina Grande  – O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande também está promovendo a sua campanha de incentivo à doação de sangue e medula. Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira (3), com uma ação de conscientização junto aos funcionários e acompanhantes dos pacientes, e se estendem até sexta-feira (7).

No Trauma de Campina, a demanda mensal é de 600 bolsas de sangue, e o consumo diário chega a 20 bolsas, segundo informou a coordenadora da Agência Transfusional da unidade hospitalar, Raquel Montenegro. Ela acrescentou que na quinta-feira (6), no horário das 8 às 17h, será feita a coleta de sangue para o cadastro no banco de doadores de medula óssea.