João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de JP recebe prêmio do Ministério da Saúde pelo segundo ano consecutivo

quinta-feira, 5 de novembro de 2015 - 18:43 - Fotos: 

A Agência Transfusional do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi premiada pela segunda vez consecutiva pelo Ministério da Saúde (MS). O setor, que é responsável pelo suporte hemoterápico da unidade hospitalar, recebeu o certificado da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do MS. A premiação é um reconhecimento da excelência na qualidade do trabalho realizado.

De acordo com a coordenadora da Agência Transfusional do Hospital de Trauma, Roseneide Soares, o MS realiza mensalmente uma rigorosa avaliação prática e teórica dos procedimentos desenvolvidos pela Agência, por isso a certificação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido com critérios e responsabilidade. “Sentimo-nos muito felizes, pois nos empenhamos em oferecer ao usuário um serviço de qualidade, dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde”, ressaltou.

O diretor técnico da instituição, Edvan Benevides, destacou a importância da certificação: “A Direção parabeniza a equipe da Agência Transfusional pelo trabalho incansável e dedicação. É motivo de orgulho receber um prêmio de tamanha relevância. Aproveitamos a oportunidade para chamar a atenção de toda a sociedade para a importância da doação de sangue, principalmente aos pacientes do Hospital de Trauma, que registra uma grande demanda diariamente”.

Protocolo de Transfusão Maciça de Sangue – A Agência Transfusional do Hospital de Trauma é pioneira na adoção do protocolo de Transfusão Maciça de sangue. O procedimento foi adotado para administrar uma grande quantidade de sangue, correspondendo a um volume superior a uma vez e meia à volemia do paciente, ou seja, ao volume de sangue contido no corpo no período de 24 horas.

ses trauma recebe premio pelo segundo ano (2)A hematologista da unidade de saúde, Sandra Sibele Figueiredo, falou sobre a importância da conduta. “A estrutura de protocolos de atendimento de situações de trauma grave é indispensável e reduz a mortalidade deste tipo de paciente, por isso é muito importante padronizar o atendimento ao paciente que necessita de Transfusão Maciça  no Hospital de Trauma. É um avanço muito significativo que vai beneficiar o paciente que dá entrada em estado grave com grande perda de sangue”, frisou.

Roseneide Soares, coordenadora do setor de transfusão da unidade hospitalar, também falou a respeito do protocolo. “Por ser um hospital que recebe, com frequência, vítimas de acidentes graves, muitas vezes apresentando um quadro expressivo de hemorragia, o estabelecimento de condutas para a realização de Transfusão Maciça  (TM), é fundamental para melhorar e agilizar o atendimento ao paciente”, ressaltou.

Agência Transfusional – A equipe é composta por quatro médicos hematologistas, oito bioquímicos, sete enfermeiros e 14 técnicos de enfermagem. O setor funciona 24 horas, dando suporte hemoterápico com rapidez e segurança, e é referência no atendimento de urgência aos pacientes hemofílicos. O suprimento é feito pelo Hemocentro da Paraíba, que disponibiliza bolsas de sangue dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Doação de sangue – As doações de sangue para o Hospital de Trauma devem ser feitas no Hemocentro, localizado na Av. Dom Pedro II, 119, no bairro da Torre.

Exigências para doação:

- Homens e mulheres com idade entre 18 anos completos e 65 anos 11 meses e 29 dias;

- Peso acima de 50 kg;

- Gozar de boa saúde;

- Não ter tido hepatite, malária ou doença de Chagas;