Fale Conosco

23 de abril de 2012

Hospital de Trauma de JP intensifica humanização para melhorar recuperação de pacientes



O Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena vem realizando semanalmente reuniões com familiares, acompanhantes e pacientes internados na unidade de saúde. As assemblEias têm como objetivo aproximar a direção dos usuários e esclarecer dúvidas quanto aos direitos e deveres dos pacientes e o funcionamento do Hospital.

De acordo com coordenadora do GTH, Gorete Rezende, nos encontros a equipe ouve e esclarece os direitos e deveres dos usuários, em prol da reabilitação e melhoria na qualidade do atendimento prestado aos internos. “Estamos lidando com vidas que precisam da disponibilidade e atenção de todos, visando, assim, um melhor êxito em seus tratamentos e, conseqüentemente, em suas vidas”, explica.

A coordenadora reforçou que o Grupo de Humanização é um espaço coletivo, organizado e democrático que se destina a empreender uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em consonância com a política nacional do Ministério da Saúde. “O grupo foi criado no ano passado com objetivo de planejar ações voltadas ao acolhimento dos pacientes, funcionários e os acompanhantes, promovendo assim um ambiente mais humanizado”, explica.

Para o membro da equipe, Werton Freire, com a construção do grupo as pessoas começaram a gerar vínculos, compartilhar tensões e as dificuldades enfrentadas no decorrer da internação. “O GTH está servindo para democratizar o ambiente hospitalar, proporcionando aos pacientes, o direito de dizer o que pensam, além de sugerir melhorias ao funcionamento dos serviços”, enfatizou.