Fale Conosco

1 de julho de 2016

Hospital de Trauma de João Pessoa registra redução em atendimentos a queimados



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou 106 atendimentos durante o mês de junho de 2016, na Unidade de Tratamento de Queimados – UTQ. Os números foram divulgados pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) da instituição e representam uma redução de aproximadamente 5,4% em relação ao mesmo período do ano de 2015, quando foram registrados 112 atendimentos relacionados à queimaduras.

Segundo a coordenadora da UTQ, Desirée Mazecco, nove pessoas sofreram queimaduras ao manusear fogos de artificio, número inferior ao registrado em 2015, quando 25 usuários foram internas vítimas dessa fatalidade. “Tivemos uma redução considerável em relação ao ano passado, por isso só temos a agradecer a todos que fizeram parte desta campanha”, relatou.

Desirée Mazecco explicou ainda que as pessoas devem tomar consciência a respeito das sequelas que as queimaduras podem causar. “É sempre bom lembrar que as queimaduras são marcas que ficam para sempre, por isso o cuidado ao manusear com fogo deve ser contínuo ao longo de todo ano. Afinal, a prevenção é sempre a melhor escolha”, frisou.

De acordo com o setor de Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) da instituição, no primeiro semestre de 2016 já deram entrada na unidade hospitalar 622 vítimas de queimaduras. Sendo 310 mulheres e 312 homens, e o principal motivo são queimaduras por líquidos em alta temperatura. No ano passado foram registrados 1.235 pacientes com queimaduras.

Campanha - O Hospital de Trauma realiza há 14 anos a Campanha de Prevenção às Queimaduras “Marcas que Ficam Para Sempre” e já faz parte do calendário do Estado. Para o coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Saulo Montenegro, o sucesso da campanha pode se perceber na redução dos números. “Apostamos há mais de uma década nesta campanha e os resultados podemos perceber no dia a dia do próprio hospital quando constatamos a redução no número de queimados. Estamos colaborando para educação de uma geração. E o nosso desafio ainda é grande, porque existe muito conhecimento para disseminar na sociedade”, frisou.

UTQ – A Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital Estadual de Trauma atende os casos mais complexos e graves de queimaduras. Já tratou e recuperou pacientes com áreas corporais queimadas de até 80%. A UTQ se se destaca no Nordeste e no Estado pela alta complexidade no tratamento às vítimas de queimaduras, concedida ao serviço de cirurgia plástica da unidade pelo Ministério da Saúde.

 

Números –

Motivo do atendimento
OUTROS 2
QUEIMADURA 7
QUEIMADURA CONTATO COM OBJETO EM ALTA TEMPERATURA 12
QUEIMADURA POR ELETRICIDADE 2
QUEIMADURA POR FOGO 7
QUEIMADURA POR FOGOS DE ARTIFICIO 9
QUEIMADURA POR LIQUIDOS EM ALTA TEMPERATURA 50
QUEIMADURA POR PRODUTO QUIMICO 2
(vazio) 15
Total Geral 106