João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa reestrutura setor farmacêutico

terça-feira, 25 de março de 2014 - 10:59 - Fotos: 

Com o objetivo de descentralizar a dispensação de medicamentos e de materiais, a farmácia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, passa por um processo de reestruturação, para facilitar o acesso e agilizar o atendimento.

De acordo com a coordenadora do setor de Farmácia, Francisca Estrela, a intenção é otimizar a dispensação de medicamentos. “Por ser um hospital de referência, o número de atendimentos e o de pacientes internados é crescente, o que provoca um aumento no consumo de medicamentos; pensando nisso, foi implantada mais uma farmácia satélite”, ressaltou a coordenadora.

A coordenadora explicou que a farmácia satélite que é um espaço farmacêutico hospitalar localizado dentro dos setores críticos do Hospital de Emergência e Trauma, tais como as Enfermarias, Bloco Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Emergência e outra no hospital de retaguarda da unidade de saúde, o HTop e tem o objetivo de armazenar os produtos farmacêuticos, de forma que o paciente seja prontamente atendido. O hospital conta também com três Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

Com a reestruturação das farmácias, as doses de medicamentos passaram a ser unitarizadas (embaladas e rotuladas), dispensadas por horário, reforçando a segurança da dose precisa. Também foram remanejados profissionais para a melhoria do controle do estoque.

Ainda ocorreram mudanças na parte física onde funcionava a farmácia central, que passará a abrigar a Comissão de Compra de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME); também estão sendo preparadas as salas exclusivas para unitarização e recebimento de material e medicamento.